Obama visitará a maior base militar americana na Europa
da Efe, em Berlim
da Folha Online
O provável candidato democrata à Casa Branca,Barack Obama, visitará nesta sexta-feira, a base militar aérea americana localizada em Ramstein, sudoeste da Alemanha, a maior da Europa.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelas autoridades da Renânia-Palatinado, Estado federado no qual se encontra Ramstein. Segundo as fontes, o senador também visitará o hospital militar americano de Landstuhl, antes de partir para a França.
Obama visitou bases militares americanas em suas visitas à Afeganistão e Iraque. Dois destinos de sua viagem internacional pelo Oriente Médio e Europa, que inclui ainda Kuait, Israel, França, e Inglaterra.
Obama reuniu-se nesta quinta-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim. Um porta-voz da chanceler disse que os dois tiveram uma conversa "muito aberta" sobre uma grande variedade de assuntos.
Segundo comunicado de Ulrich Wilhelm, os dois discutiram temas importantes de política externa, como a situação do programa nuclear do Irã, o Afeganistão, Paquistão e o processo de paz no Oriente Médio.
As conversas entre Obama e Merkel, realizadas a portas fechadas na chancelaria, incluíram também uma parceria econômica e a "necessidade de cooperação no nível internacional e entre organizações internacionais para resolver importantes questões globais".
O porta-voz disse ainda que ambos os políticos ressaltaram "o grande significado de relações próximas amigáveis entre os alemães e americanos".
No encontro, que durou uma hora, após o que Obama e Merkel posaram para fotos, mas não fizeram declarações.
Obama se reunirá esta tarde com o ministro de Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, e com prefeito-governador de Berlim, Klaus Wowereit, antes do grande discurso --o único de sua viagem pela Europa-- que pronunciará diante da Coluna da Vitória.
Discurso
Obama fará um grande discurso nesta quinta-feira, em Berlim, que deve atrair dezenas milhares de pessoas.
Obama é o presidenciável mais popular na Europa, um indicativo de que seu discurso de mudança na política americana de George W. Bush agrada também aos europeus, que esperam estreitar os laços diplomáticos com o novo governo.
Um contingente de 700 policiais já cercou uma boa parte do centro da cidade, ao redor do parque de Tiergarten, onde Obama fará o aguardado discurso, às 19h30 local (14h30 em Brasília). Antes da fala do senador por Illinois, os alemães poderão ouvir um concerto.
Os alemães estão seguindo de perto a campanha presidencial americana e, segunda uma pesquisa recente, 76% deles votariam em barack Obama contra apenas 10% que indicaram preferência ao seu rival republicano, John McCain.
O senador de Illinois já está sendo comparado ao popular ex-presidente americano, John F. Kennedy, que entrou na história de Berlim com um discurso, em junho de 1963, intitulado "Ich bin ein Berliner" ("Eu sou berlinense").
Diante das altas expectativas, os colunistas da imprensa alemã relatam que Berlim vive uma "Obamania" e questionam se o discurso do democrata estará à altura.
Leia mais
- Análise: Viagem internacional melhora imagem de Obama como comandante-em-chefe
- Sob falso alarme, polícia esvazia entrada do hotel de Obama em Berlim
- Bush fará discurso no evento que oficializa candidatura de McCain
- Obama chega a Berlim onde fará discurso para multidão
- Obama defende negociação com Irã, mas critica programa nuclear
- Obama aprova ataque de Israel contra instalação nuclear síria
Livraria da Folha
- Chomsky analisa a política externa americana
- Livro ajuda a entender como funciona a república; leia capítulo
- Entenda os princípios do regime democrático
- "A Marcha" apresenta visão fascinante de eventos que mudaram a história dos EUA
- Folha Explica o dólar e sua importância no mundo globalizado
Especial


Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
avalie fechar
avalie fechar
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
avalie fechar