Mundo
24/07/2008 - 12h11

Corpo de Madeleine foi congelado e escondido, diz ex-investigador

Publicidade

da Efe, em Lisboa

O ex-inspetor da polícia portuguesa Gonçalo Amaral, que investigou o desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann, disse nesta quinta-feira que acredita que o corpo da criança foi congelado e escondido, provavelmente pelos seus próprios pais.

Em entrevista ao jornal "Correio da Manhã", o ex-inspetor --afastado do caso em outubro do ano passado e aposentado antecipadamente-- descarta a tese de seqüestro da menina e afirma que tudo foi "uma montagem" baseada, principalmente nos testemunhos falsos da mãe, Kate McCann, e de uma amiga desta, Jane Tanner.

Antonio Cotrim/Efe
Capa do livro sobre o caso; para ex-investigador, corpo de Madeleine foi congelado e escondido
Capa do livro sobre o caso do desaparecimento; para ex-investigador, corpo de Madeleine foi congelado e escondido

Amaral considera provado pela investigação que Tanner mentiu ao contar que tinha visto um homem perto do apartamento com uma menina nos braços na noite de 3 de maio de 2007, quando Madeleine desapareceu do apartamento de um centro turístico do sul de Portugal.

A mãe também não disse a verdade, segundo o ex-policial, ao afirmar que, quando chegou ao quarto onde Madeleine dormiu, a janela estava aberta, o que --segundo outros testemunhos e os únicos vestígios achados no local, da própria Kate-- era impossível.

Amaral apresenta seu livro sobre o caso, "Maddie --A Verdade da Mentira", no qual diz que a menina morreu provavelmente por um acidente e que os pais, que na segunda-feira (21) foram eximidos da condição de suspeitos pela Procuradoria de Portugal, estiveram envolvidos e esconderam o corpo.

Em suas declarações, ele volta a indicar diversos comportamentos suspeitos dos pais de Madeleine, em particular que Kate McCann, ao descobrir a ausência da filha, teria deixado o apartamento com a janela aberta enquanto os outros dois filhos, de 2 anos, dormiam no local, para voltar ao restaurante gritando que tinham levado Madeleine.

"A teoria de rapto foi forçada pelos pais", ressalta, e lembra que uma família irlandesa disse ter visto naquela noite Gerry McCann com uma menina nos braços perto do apartamento, mas caminhando para a praia e não para a casa de Robert Murat, como Tanner havia dito.

Suspeito

Amaral afirma que Murat, o terceiro suspeito oficial do caso, também eximido da condição de culpado pela Procuradoria, foi identificado pela amiga dos McCann com uma "certeza total".

Além disso, o testemunho da família irlandesa que envolve o pai de Madeleine não foi ratificado, porque, segundo Amaral, as testemunhas se sentiram "pressionadas" pela equipe de assessores dos McCann.

O ex-inspetor português revela que também os investigadores tiveram pressões de vários diplomatas britânicos e até de um assessor do escritório do primeiro-ministro do Reino Unido.

Em relação às suas investigações, ele admite que não conseguiu encontrar pistas de onde poderia estar escondido o corpo de Madeleine, mas sustenta que este deve ter sido congelado e transportado no porta-malas do automóvel alugado pelos McCann quase um mês depois do desaparecimento da filha.

Com o calor, o cadáver congelado pode ter deixado resíduos, que depois foram identificados no veículo por dois cães especialmente treinados da Polícia britânica.

Segundo testemunhas citadas pelo ex-investigador, os McCann teriam aberto o porta-malas para que ventilasse, alegando que tinham transportado lixo e carne congelada no carro, mas não conseguiriam confundir dois cães muito especializados, de acordo com os treinadores ingleses.

Comentários dos leitores
Zelão Silva (17) 06/08/2009 17h10
Zelão Silva (17) 06/08/2009 17h10
A culpa é dos pais...não deveriam ter deixado 3 crianças sozinhas no hotel...eles deveriam ser julgados por maus tratos... sem opinião
avalie fechar
Carla Patricia (1) 19/04/2009 08h59
Carla Patricia (1) 19/04/2009 08h59
BOm .. li vários comentários.. me parece que as pesoas .. algumas pessoas estão mais preocupados em querer justificar suas mensagens, me parece que estão querendo provar algo sem consistencia.. enfiam estão dando tiros pra todo lado ... se gostam de investigação e de ler sobre o assunto.. então que façam .. junte todas as provas trabalhem em equipe.. não percam tempo em querer provar algo inconsistente....... Gente junto os comentários leiam pequenas reportagens.. monte o quebra cabeça.. asim vcs ajudaram caso contrario são apenas palavras lançada ao vento..........
Mesmo assim agradeço o espaço...ahhh e só dão tanto enfase nesta historia porque é uma menina do 1º mundo e rica....... porque temos aki no Brasil crianças sendo espancadas e que somem e nem ao menos citam o nome delas.......então gente é muito louvavel o que fazem o que dizem ... mas querem dar um culpado para a garotinha da ingleterra ..... mas antes disso pense nas nossas crianças.. "QUEREM SALVAR O MUNDO, PRIMEIRAMENTE ARRUMEM VOSSOS QUARTOS"
10 opiniões
avalie fechar
tais jordao (1) 19/01/2009 16h28
tais jordao (1) 19/01/2009 16h28
O que eu nao entendo sobre esse caso é se a menina foi sequestrada , porque nao sequestraram os meninos tambem , levaram somente ela . Ja que estavam todos sozinhos o natural é que fossem levados todos. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (657)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca