Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2008 - 08h23

Helicóptero paquistanês resgata italiano do monte K2

Publicidade

da Folha Online

Um helicóptero do governo paquistanês resgatou nesta quarta-feira o último sobrevivente da avalanche que ocorreu sexta-feira no monte K2 (8.611 m), a segunda montanha mais alta do mundo depois do Evereste, localizada na fronteira entre China e Paquistão. o italiano Marco Confortola, 37, ficou preso depois da queda de blocos de gelo. Durante quase cinco dias, ele desceu para chegar ao acampamento-base que fica a cerca de 5.000 m de altitude.

Foram resgatados, além de Confortola, três integrantes da equipe de resgate e um grupo de 12 sul-coreanos, de acordo com o porta-voz Maj. Farooq Feroz. Conforme o porta-voz, os 12 sul-coreanos pediram para serem resgatados porque "estavam com dificuldades para descer a partir do acampamento-base".

Cerca de 30 alpinistas começaram a descer o monte na sexta-feira. No total, 11 morreram na avalanche. Os mortos eram três sul-coreanos, dois nepaleses, dois paquistaneses, um sérvio, um irlandês, um norueguês e um francês. Confortola e mais dois holandeses sobreviveram. "Estou feliz por estar vivo", disse o italiano.

De acordo com a porta-voz do grupo, Francesca Steffanoni, o alpinista foi examinado por um médico americano e está em bom estado, apesar das lesões nos dedos dos pés. Confortola disse à TV SKY TG 24, da Itália, que irá retornar ao país "assim que possível".

Representantes do governo, em Islamabad, prometeram investigar a tragédia.

Com Efe e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página