Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2008 - 10h29

Coalizão paquistanesa moverá impeachment contra Musharraf

Publicidade

da Folha Online

O governo de coalizão do Paquistão, liderado pelo partido da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, anunciou nesta quinta-feira que começará um processo de impeachment contra o presidente Pervez Musharraf.

"Temos boas notícias para a democracia. A coalizão acredita que é imperativo atuar para conseguir o impeachment do general Musharraf", afirmou o líder da coalizão e viúvo de Bhutto, Asif Ali Zardari, em uma entrevista com seu principal parceiro da coalizão, o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif.

Arte Folha Online
mapa da região do Paquistão

Já em função disso, Musharraf cancelou sua viagem a Pequim e será o primeiro-ministro, Yusuf Raza Gilani, que participará na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo anunciou o ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira.

Musharraf tinha inicialmente previsto partir na quarta-feira para Pequim, mas adiou a viagem para esta quinta. Pouco antes, no entanto, os dois partidos integrantes da coalizão governamental concordaram em lançar um procedimento de destituição de Musharraf. Um porta-voz dos partidos informou que a decisão seria anunciada oficialmente ainda nesta quinta.

Musharraf expulsou Sharif do poder em um golpe de Estado em 1999, fez com que o condenassem à prisão perpétua e o anistiou em troca de uma traslado ao exílio, do qual retornou no ano passado. Ele perdeu as eleições legislativas de 18 de fevereiro e coabita desde então em um ambiente tenso com um governo que antes estava na oposição.

Com Reuters e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página