Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2002 - 17h55

Nova York apresenta 6 projetos para substituir o World Trade Center

Publicidade

da Folha Online

Uma comissão oficial de Manhattan (Nova York, EUA) apresentou na terça-feira (16) seis projetos de reconstrução no terreno do World Trade Center, que incluem um memorial em homenagem às vítimas do ataque de 11 de setembro.

Reuters
Maquetes apresentadas em Manhattan incluem memorial em homenagem às vítimas de atentados

Os projetos sugerem a construção de quatro a seis prédios comerciais, que teriam entre 32 e 85 andares. O memorial deverá ocupar uma grande área ao ar livre, homenageando não apenas os 2.823 mortos nos atentados de 11 de setembro, como também as seis vítimas fatais do ataque a bomba no subsolo de uma das Torres Gêmeas, ocorrido em 1993.

Os projetos foram apresentados no histórico Federal Hall National Memorial por uma comissão formada pelo governador do estado de Nova York, George Pataki, após os ataques terroristas do ano passado.

O público poderá expressar sua opinião a respeito dos projetos até meados de setembro, quando a elegerá três projetos finalistas. O vencedor deverá ser conhecido no fim do ano.

Os projetos estão a cargo da firma de arquitetura e planejamento urbano Beyer Blinder Belle, que vem desenvolvendo o trabalho sigilosamente desde que foi escolhida entre 14 concorrentes, há cerca de dois meses.

A idéia dos projetos é atender às grandes necessidades do centro de Nova York, desde a infra-estrutura de transportes ao preenchimento do espaço de lojas e escritórios perdidos quando as Torres Gêmeas desabaram, ao serem atingidas por aviões sequestrados por terroristas da rede Al Qaeda, ligados a Osama bin Laden, no ataque de 11 de setembro.

Com agências internacionais

Leia mais:
  • A guerra contra o terrorismo

  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página