Mundo
20/08/2008 - 14h05

Aeronave MD-82 está fora de linha há nove anos

Publicidade

da Folha Online

Fabricado pela McDonnell Douglas (que se uniu à Boeing em 1997), o jato bimotor MD-82 tem 45 metros de comprimento e 33 metros de envergadura. É uma aeronave de médio porte, que carrega cerca de 22 mil litros de combustível, com autonomia de até 3.800 quilômetros.

Divulgação
MD-82 foi produzido durante quase duas décadas pela McDonnell Douglas, companhia que se uniu à gigante Boeing há onze anos
MD-82 foi produzido durante quase duas décadas pela McDonnell Douglas, companhia que se uniu à gigante Boeing há onze anos

Fabricada na Califórnia (EUA), a série MD-80, da qual o modelo MD-82 faz parte, começou a ser utilizada em 1980 e saiu de linha em 1999. Atualmente, mais de 900 aeronaves da família permanecem em operação.

A Spanair utiliza aeronaves desse modelo com configurações que levam a variações de capacidade de 120 a 170 passageiros. Na frota da companhia há 36 MD dos modelos 82 e 83, 17 Airbus-A320, cinco Airbus-A321 e sete Boeing 717.

Os assentos são dispostos em fileiras de dois (lado esquerdo) e três lugares (lado direito), e as saídas de emergência ficam sobre as asas.

A aeronave trabalha com motores Pratt & Whitney, uma das três maiores fabricantes do setor (ao lado da General Electric e da Rolls-Royce), que também tem a Airbus como cliente na série A320. As turbinas se localizam na parte posterior do avião, entre as asas e a cauda.

A 35 mil pés de altitude, mantém velocidade de aproximadamente 800 km/h.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca