Spanair diz que avião acidentado em Madri estava apto para decolar
da Folha Online
A companhia aérea Spanair afirmou nesta quinta-feira que o avião que se acidentou ontem deixando 153 mortos e 19 feridos no aeroporto de Barajas, em Madri, estava apto para decolar apesar do "superaquecimento excessivo de uma válvula de ar", que havia feito o vôo atrasar quase duas horas, de acordo com o diário "El País".
O subdiretor-geral da Spanair, Javier Mendoza, confirmou hoje em coletiva de imprensa que o comandante do vôo JK 5022 retornou a aeronave ao portão de embarque antes de iniciar o procedimento de decolagem após notar o "superaquecimento" da válvula de ar. Uma vez isolado o problema, o piloto foi autorizado a voltar para a pista de decolagem.
| Arte/Folha Online |
![]() |
Segundo Mendoza, a documentação do problema feita pelos funcionários da Spanair foi revisada após o acidente e não foi detectada nenhuma "anormalidade" na decisão tomada pela tripulação e pela equipe em terra. "Agiram de acordo com os padrões e procedimentos registrados nos manuais do avião", afirmou o funcionário, citado pelo "El País".
Saiba como foi o acidente
Maior acidente na Espanha matou 587
2ª maior do país, Spanair enfrenta crise
Veja outros acidentes em Barajas
A vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, não fez especulações sobre as causas do acidente e afirmou que a investigação será "exaustiva", que será realizada por uma comissão técnica independente.
Identificação
Médicos legistas identificaram, segundo a imprensa espanhola, 49 vítimas do acidente. Para identificar o restante das vítimas, autoridades espanholas tentarão o reconhecimento por meio de impressões digitais ou exames de DNA.
No entanto, a identificação de todos os corpos levará ao menos dois ou três dias, segundo confirmou a ministra do Desenvolvimento, Magdanela Álvarez. "A circunstância em que estão torna muito difícil a identificação", afirmou. Para agilizar a identificação das vítimas, trabalham 40 pessoas.
De acordo com o "El País", 15 dos corpos já identificados foram entregues a seus familiares. Espera-se que o restante dos corpos seja entregue ainda nesta quinta-feira.
Pela manhã desta quinta, foram encontrados perto do local do acidente dois corpos que estavam desaparecidos, o de um adulto e de um bebê.
Acidente
O acidente aconteceu ontem por volta das 14h45 (9h45 de Brasília). O vôo deveria ter saído por volta das 13h, porém voltou ao portão de embarque depois que a tripulação percebeu o superaquecimento em uma das válvulas de ar do equipamento.
Depois de decolar quase duas horas atrasado, o MD-82 da Spanair teve um incêndio no motor esquerdo, o que fez com que a aeronave virasse à direita e perdesse altura, se chocando com o solo.
Um dia após o acidente, uma comissão formada por sete técnicos começou o trabalho de investigação, cujas primeiras conclusões só deverão aparecer após algumas semanas "ou até meses". O aeroporto --cerca de 14 km do centro de Madri-- voltou a operar com normalidade.
Enquanto isso, a busca por documentos, objetos, livros, malas ou jóias que possam ajudar na identificação dos cadáveres é um dos objetivos prioritários das equipes policiais e de emergência que trabalham na zona do acidente.
Leia mais
- Mãe salvou filha antes de morrer dentro de avião em Madri, diz bombeiro
- Site da Spanair tem sinal de luto; empresa lamenta acidente
- Brasileiro morto em acidente na Espanha estava em lua-de-mel, diz irmã
- Espanha identifica 41 dos 153 mortos; parte será submetida a teste de DNA
- Brasileiro está entre 153 mortos de acidente em Madri, diz Itamaraty
- Bento 16 expressa "profunda dor" por acidente aéreo na Espanha
Livraria da Folha
- Medo, egoísmo, coragem e solidariedade: veja a história por trás de três ACIDENTES AÉREOS
- Livro traz relato de sobrevivência nos Andes após acidente de AVIÃO
Especial


