Mundo
22/08/2008 - 07h59

Dalai-lama recebe Carla Bruni em inauguração de templo budista na França

Publicidade

da Efe, em Paris

Líder espiritual do Tibete, o dalai-lama recebeu nesta sexta-feira a primeira-dama francesa, Carla Bruni, na inauguração de um templo budista no sul da França.

Após chegar ao templo de Lerab Ling, em Roqueredonde, Bruni participou de uma procissão junto com o dalai-lama, que colocou em torno do pescoço da primeira-dama o tradicional lenço branco tibetano de boas-vindas, segundo as imagens divulgadas pela televisão.

Philippe Laurenson/Reuters
O dalai-lama, líder espiritual tibetano, recebe a primeira-dama da França, Carla Bruni
O dalai-lama, líder espiritual tibetano, recebe a primeira-dama da França, Carla Bruni

O Palácio do Eliseu afirmou que, ao final da cerimônia, a mulher do presidente francês, Nicolas Sarkozy, se reuniria "em particular" com o dalai-lama, acompanhada pelo ministro de Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, e pela titular de Direitos Humanos, Rama Yade.

Esse é o único encontro do dalai-lama com membros do governo francês na sua visita à França, que começou no dia 12 de agosto, na mesma época da realização dos Jogos Olímpicos de Pequim.

As autoridades chinesas, que em julho haviam advertido sobre "graves conseqüências" para as relações bilaterais se o chefe de Estado francês se reunisse com o líder espiritual do Tibete, insistiram nesta semana em que a França trate "com prudência" a questão tibetana.

Às vésperas da ida de Sarkozy à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o Palácio do Eliseu informou que não receberia o dalai-lama, mas que Carla Bruni assistiria à inauguração do templo em Roqueredonde presidida pelo líder tibetano.

A decisão de Sarkozy gerou fortes críticas da oposição socialista e alguns dos dirigentes da corrente se reuniram com o dalai-lama durante sua visita à França.

Segundo a Presidência francesa, o dalai-lama não havia pedido uma reunião com Sarkozy por considerar que não era um momento oportuno, devido aos Jogos Olímpicos.

No entanto, o dalai-lama deve ser recebido por Sarkozy, junto com outros ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, em dezembro.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca