Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2002 - 00h50

Sánchez de Lozada firma acordo com Paz Zamora e garante Presidência

Publicidade

da France Presse, em La Paz

O líder liberal Gonzalo Sánchez de Lozada firmou na noite de ontem um acordo com o ex-presidente social democrata Jaime Paz Zamora para garantir sua eleição à Presidência da Bolívia.

O acordo, que garante a Sánchez de Lozada os votos no Congresso para a eleição indireta do próximo dia 4 de agosto, prevê uma aliança entre os blocos dos dois líderes até 2007.

"Chegamos a um acordo para um governo de coalizão com o MNR [Movimento Nacionalista Revolucionário] e com Gonzalo Sánchez de Lozada", anunciou Paz Zamora durante um ato público em um hotel de La Paz, com transmissão pela TV para todo o país.

O acordo, assinado 25 dias após as eleições gerais e a 10 da eleição no Congresso, "foi um procedimento adotado envolvendo um compromisso programático", afirmou Paz Zamora.

O Movimento Nacionalista Revolucionário, de Sánchez de Lozada, tem a maior bancada no Congresso, com 47 representantes, além do apoio de dez congressistas populistas e conservadores.

Com os 31 parlamentares do Movimento da Esquerda Revolucionária, de Paz Zamora, Sánchez de Lozada garante com folga a maioria absoluta de 80 votos do total de 157 votos do Congresso.

Sánchez de Lozada, que presidiu a Bolívia entre 1993 e 1997, venceu as eleições presidenciais de 30 de junho passado com 24% dos votos, mas a legislação boliviana determina que se não houver maioria absoluta, o presidente será escolhido pelo Congresso entre os dois candidatos mais votados.

O segundo candidato mais votado foi o líder camponês socialista Evo Morales, apoiado pelos plantadores de coca e rejeitado explicitamente pelo governo americano.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página