Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2002 - 14h22

Jato cai na Ucrânia e causa maior desastre da história do show aéreo

Publicidade

da Folha Online

Um avião militar supersônico caiu e explodiu hoje na Ucrânia em cima de centenas de espectadores no desastre com maior número de mortos da história do show aéreo.

Pelo menos 78 pessoas [sete crianças no mínimo] morreram e 115 ficaram feridas, atingidas pelos pedaços do avião e pelas chamas.

O piloto e o co-piloto conseguiram ejetar os assentos antes da queda e sobreviveram.

A tragédia ocorreu no aeroporto de Sknyliv na cidade de Lviv [oeste da Ucrânia], considerada a capital do catolicismo ucraniano, terra de 800 mil habitantes, a apenas 100 km da fronteira com a Polônia.

As imagens chocantes do desastre vão prejudicar a popularização dos shows aéreos, diz a associação brasileira desses eventos.

A aeronave era um caça russo Sukhoi Su-27, de 16 toneladas sem carga, que pode atingir uma velocidade máxima de 2.500 km por hora.

O Su-27 é considerado um caça supersônico, porque atinge velocidade superior à do som no ar, que é de 1.080 km por hora (ou 300 metros por segundo).

Reuters
Imagem de TV mostra a explosão do jato SU-27 em Lviv; clique na foto para ver mais imagens

O acidente ocorreu às 12h45 no fuso horário da Ucrânia (6h45 no horário de Brasília).

O piloto e o co-piloto estavam realizando acrobacias ousadas e perderam o controle da aeronave, que teve problemas de estabilidade ou de potência a algumas dezenas de metros do solo.

O supersônico teria voado baixo demais. O caça atingiu uma árvore e outro avião em terra, antes de explodir em chamas e levar pânico aos espectadores - muitos acompanhavam o show debaixo de tendas.

Os dois aviadores são considerados experientes - no mês passado representaram seu país em famosa feira aeronáutica na França.

O espetáculo aéreo festejava o 60º aniversário da 14ª divisão da Força Aérea da Ucrânia.

Informado sobre a tragédia, o presidente ucraniano, Leonid Kutchma, interrompeu suas férias na região da Criméia para se dirigir ao local.

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de pêsames a Kutchma.

O Ministério da Defesa da Ucrânia irá criar uma comissão para investigar o que ocorreu.

Antes da tragédia de hoje, o maior desastre durante espetáculos aéreos tinha ocorrido em agosto de 1988, quando 70 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas quando três caças de treinamento MB 339 da Força Aérea italiana colidiram ao realizar acrobacias, sendo que um dos aviões foi na direção da multidão no Aeroporto de Ramstein, na Alemanha.

Reuters -12.jun.99

Caça da Sukhoi caiu em show na França em 99


No Ocidente, o Sukhoi Su-27 é denominado "Flanker". Concebido em plena Guerra Fria, no final da década de 1970, o interceptador Su-27 era uma resposta russa ao caça americano F-15 Eagle, tido na época como imbatível.

Este tipo de caça está em operação não somente na Rússia, mas também em países como China e Vietnã.

A República Popular da China comprou uma licença para fabricá-los. Metade dos aviões militares russos para exportação é fabricada pela empresa Sukhoi.

Não é a primeira vez que um caça fabricado pela Sukhoi sofre um acidente em exibições aéreas.

Em junho de 1999, um modelo Su-30 caiu durante apresenção na feira de Le Bourget [a 9 km de Paris]. Os pilotos ejetaram os assentos, e ninguém se feriu.

A feira de Le Bourget é considerada o principal salão aeronáutico do mundo, junto com Farnborough, nos arredores de Londres, Inglaterra.

Com agências internacionais

  Veja galeria de fotos do acidente

Leia mais:
  • Desastre prejudica shows aéreos no Brasil, diz associação

  • Veja a cronologia dos acidentes em feiras

  • Demitido comandante da Força Aérea ucraniana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página