Mundo
23/08/2008 - 09h45

Geórgia prolonga estado de guerra após Rússia manter tropas no país

Publicidade

da Efe, em Tbilisi

O Parlamento da Geórgia prolongou neste sábado por mais duas semanas o status de "estado de guerra" no país por considerar que a Rússia descumpriu o compromisso de retirar suas tropas do território georgiano para as regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia.

Os deputados aprovaram assim o pedido do presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, que argumentou que a prorrogação do estado de guerra é necessária "porque as tropas russas permanecem na Geórgia em violação ao acordo de cessar-fogo".

O estado de guerra foi implantado no país por duas semanas no último dia 8, quando a Rússia enviou seu Exército para a Geórgia com o objetivo de defender a separatista Ossétia do Sul dos ataques das tropas georgianas.

A Rússia declarou ontem à noite que tinha recuado suas tropas do território georgiano para a Ossétia do Sul, mas Tbilisi denunciou hoje que os militares russos ainda mantêm sob seu controle regiões estratégicas do país e várias localidades, como o porto de Poti e a cidade de Senaki, no oeste perto da também separatista Abkházia.

"A situação melhorou apenas ligeiramente após a retirada das principais unidades da Rússia, já que as tropas russas ainda mantêm o controle de vários territórios estratégicos", disse à imprensa o deputado georgiano David Darchiashvli.

Comentários dos leitores
J. R. (1000) 07/10/2009 09h20
J. R. (1000) 07/10/2009 09h20
Marcel Guazzelli () 04/03/2009 08h56 - Revisando, Sr. Marcel, as nossa informações se complementam. Eu apenas preferiria que Stalin não ficasse no poder, porém sem ele não sei se a Rússia teria vencido. Enfim, as tropas alemãs foram todas dizimadas pelos russos nos Balcãs. sem opinião
avalie fechar
Marcel Guazzelli (4) 04/03/2009 08h56
Marcel Guazzelli (4) 04/03/2009 08h56
Sr JR, as maiores baixas foram russas, as melhores tropas alemãs estavam no flanco oriental ... só pra citar alguma coisa.... não vou aqui abrir a wikipédia e pegar um monte de números para justificar a minha posição, o que sería muito fácil... Mas atacar velhos e menores de idade, flanco ocidental, tenho absolutamente certeza que foi bem mais fácil 4 opiniões
avalie fechar
J. R. (1000) 27/02/2009 16h08
J. R. (1000) 27/02/2009 16h08
O Ocidente informava a posição das tropas alemãs e enviava suprimentos e combustíveis para as linhas russas, ó Marcel Guazzelli (2) 04/10/2008 09h21
quando diz "Sr. J.R. , quem mais ajudou para a derrocada alemã foram os russos e não os aliados. Leia mais, por favor... ". Desculpe Sr. Guazzelli, procuro me aprofundar no que leio, portanto não leio pasquins ...
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (285)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca