Pesquisas mais recentes mostram empate técnico entre Obama e McCain
Colaboração para a Folha Online
As mais recentes pesquisas sobre a eleição presidencial americana mostram que diminuiu a vantagem do democrata Barack Obama sobre o republicano John McCain. Obama ainda lidera, mas, na média, os dois candidatos estão em empate técnico.
Com a definição de Joseph Biden como seu candidato à Vice-Presidência, Obama agora espera voltar a subir nas pesquisas. Biden, senador experiente do Estado de Delaware e especialista em política externa, vem para preencher os pontos fracos do candidato democrata, de acordo com a percepção do eleitorado.
| John Raoux/AP |
![]() |
| O democrata Barack Obama e o republicano john McCain |
As pesquisas diárias por telefone dos institutos Gallup e Ramussen mostram Obama dois pontos percentuais à frente de McCain. Na pesquisa da Gallup Obama tem 46% e McCain 44%. Na Ramussen, são 48% para Obama e 46% para McCain. A margem de erro das pesquisas diárias é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa nacional encomendada pela rede Fox News, divulgada na última quinta-feira, mostra Obama três pontos à frente: 42% para o democrata e 39% para o republicano. As pesquisas da rede de TV NBC e do jornal "Wall Street Journal", e a da rede CBS com o "New York Times", divulgadas no mesmo dia, mostram Obama com 45% e McCain com 42%. Essas pesquisas têm margem de erro de três pontos percentuais. Considerando as margens de erro, todas as pesquisas mostram empate técnico entre os dois.
Na próxima semana será realizada a convenção do Partido Democrata, em Denver, no Estado do Colorado. Na semana seguinte, os republicanos fazem sua convenção em St. Paul, capital do Estado de Minnesota.
Analistas afirmam que a economia será o principal desafio do novo presidente. Os Estados Unidos enfrentam problemas econômicos causados pela crise de crédito. O Fundo Monetário Internacional já chamou a crise de "maior choque financeiro desde a Grande Depressão".
Leia mais
- Em primeiro ato de campanha com Biden, Obama relembra Abraham Lincoln
- Republicanos lançam anúncio lembrando críticas de Biden a Obama
- "Biden é um líder excepcional e experiente", diz Hillary
- Após meses de busca, Obama escolhe Joe Biden para vice
- Obama enviará a seguidores mensagem sobre vice-presidente no sábado, diz TV
- McCain cresce nas pesquisas e Obama responde com postura mais agressiva
Livraria da Folha
Especial


