Avião com 90 pessoas cai no Quirguistão
da Folha Online
Um Boeing 737, com 90 pessoas a bordo caiu neste domingo pouco após decolar do aeroporto de Bishkek (capital do Quirguistão) rumo ao Irã, informou o governo local e a agência russa de notícias Interfax. Informações iniciais davam conta de 123 pessoas
As informações sobre as vítimas do acidente ainda são conflitantes: a agência de notícias France Presse informou que ao menos 100 pessoas morreram; já a agência de notícias RIA Novosti, citando o Ministério da Aviação Civil do Quirguistão, informou que ao menos 25 pessoas sobreviveram.
Segundo o site do jornal espanhol "El País", um porta-voz do aeroporto de Manas informou que o piloto do avião entrou em contato com a torre de controle para alertar sobre um problema técnico e que iria retornar.
"Um avião, Boeing 737 com 123 personas a bordo, caiu a cinco quilômetros do aeroporto internacional de Manas, situado a 30 km da capital", confirmou o ministro de Situações de Emergência, Kamchibek Tashíev, à agência russa Interfax.
A aeronave, da companhia local Itek Air, voava para Moscou quando caiu, não muito longe do aeroporto de Manas na capital, disse a uma emissora de rádio local Alexander Aksyonov, da agência de aviação civil do Quirguistão. Segundo essa emissora, o vôo tinha como destino o Irã.
"Há vítimas", afirmou Aksyonov --que acrescentou ainda não poder especificar o número de vítimas nem se o avião pertencia a uma companhia do país ou do Irã. A porta-voz do Ministério da Saúde, Elena Bayalinova, disse à Interfax que, segundo os médicos, no local do acidente há feridos com queimaduras graves.
Fontes do Ministério da Saúde informaram à agência de notícias Efe que as duas primeiras ambulâncias partiram do aeroporto em direção a Bishkek com nove feridos. Ao local do acidente foram enviadas "todas as 14 ambulâncias" que havia disponíveis na capital, segundo o ministério.
Espanha
Hoje um avião MD-82 da companhia aérea espanhola Spanair interrompeu seu vôo entre Barcelona e o arquipélago das Canárias após um incidente técnico sem gravidade. O incidente ocorreu quatro dias após o desastre com outro de seus MD-82 no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri (capital da Espanha).
O avião teve de aterrissar na manhã deste domingo em Málaga, na Andaluzia (sul), depois que o piloto informou um incidente. Os 141 passageiros foram hospedados num hotel até novo vôo. A natureza do incidente de domingo não foi identificada, segundo a Spanair.
Na quarta-feira (20), o acidente com o avião da mesma empresa deixou 154 mortos e 18 feridos, na mais grave catástrofe aérea da Espanha em 25 anos.
O governo espanhol já identificou 62 corpos, mas admitiu neste domingo que o processo "está durando mais do que o previsto", segundo declaração do ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba. No sábado (23), Rubalcaba tinha dito que a maioria das 154 vítimas da catástrofe estariam identificadas hoje.
Leia mais
- Espanha admite atraso; 62 vítimas de acidente aéreo já identificadas
- Avião da Spanair interrompe vôo por falha técnica
- Número de mortos no acidente da Spanair sobe para 154
- Sobrevivente de acidente aéreo em Madri diz que "asa abaixou" antes da queda
- Avião com destino à Espanha faz pouso de emergência após alerta de bomba
- Cabine enche de fumaça e avião faz pouso de emergência na França
Especial


