Mundo
25/08/2008 - 12h06

Michelle Obama é "muito liberal" para quatro em cada dez eleitores

Publicidade

da Folha Online

O instituto Rasmussen divulgou nesta segunda-feira uma pesquisa segundo a qual quatro em cada dez eleitores dizem avaliar Michelle Obama, mulher do pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama, como "muito liberal".

O levantamento é revelado no primeiro dia da Convenção Nacional Democrata, data na qual o discurso de Michelle ocupa o foco das atenções.

Jeff Zelevansky/Efe
Michelle Obama, mulher do candidato à Presidência Barack Obama
Michelle Obama, mulher do candidato à Presidência Barack Obama

De acordo com a pesquisa, 39% dos americanos acham Michelle "muito liberal". O número despenca para 12% entre os eleitores que pretendem votar em Obama e dispara para 69% entre os eleitores que pretendem votar no republicano John McCain. Também há variações em relação a gênero. Entre os homens, 46% acham que Michelle é "muito liberal". Entre as mulheres, essa é a opinião de apenas 33%.

O levantamento apontou ainda que, se Obama for eleito, 26% dos americanos apostam que Michelle terá "muito envolvimento" nas tomadas de decisão do marido. Outros 31% apostam que ela terá "envolvimento mediano"; e 29% que o envolvimento será "pequeno, se houver".

Os percentuais, mais uma vez, variam muito entre os eleitores de Obama e de McCain. No primeiro grupo, só 12% acredita que Michelle terá "muito envolvimento"; enquanto, no outro, esse número sobe para 41%. Entre os eleitores de Obama, a maioria --46%-- diz acreditar que o envolvimento de Michelle será "médio".

Conforme o Rasmussen, a expectativa é a de que, no discurso desta segunda, Michelle não promova apenas o marido mas também a si mesma. Ela tem sido retratada como "nervosa" e, para os mais conservadores, desperta a desconfiança que surgiu com o alto envolvimento de Hillary Clinton no governo do marido.

O levantamento foi realizado com eleitores de todo os EUA, por telefone.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca