Mundo
27/08/2008 - 16h41

Tempestade Gustav causa chuvas no Haiti e deixa Cuba em alerta

Publicidade

da Efe
da Folha Online

A tempestade tropical Gustav estacionou nesta quarta-feira sobre o Haiti, causando fortes chuvas, enquanto Cuba e Jamaica, seus próximos alvos, observam com temor o sistema, que pode se intensificar e virar um furacão novamente.

O Gustav mantém ventos máximos sustentados de 95 km/h com rajadas mais fortes e deve se fortalecer ao se afastar do Haiti, informou hoje o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês), com sede em Miami, em seu boletim das 15h de Brasília.

"Prevê-se um lento fortalecimento e a tempestade poderia se transformar em um furacão amanhã ou na sexta-feira", disse o NHC.

Os meteorologistas alertaram para a possibilidade de que o Gustav se torne um furacão de categoria três na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai de um a cinco), com ventos de mais de 178 km/h.

O Gustav se transformou no terceiro furacão da temporada na terça-feira e atingiu o sudeste do Haiti com ventos de 150 km/h, deixando ao menos um morto e cinco feridos.

A passagem do fenômeno por Haiti e República Dominicana deixou ao menos 15 mortos.

Cuba

Está vigente um aviso de tempestade tropical (passagem do sistema em 24 horas) na fronteira entre República Dominicana e Haiti até a zona haitiana de Le Mole San Nicholas.

A Jamaica e as ilhas Cayman estão sob aviso de tempestade tropical e de vigilância de furacão (passagem em 36 horas).

Cuba mantém um aviso de furacão para as Províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Granma e uma vigilância de ciclone para as províncias de Holguín e Las Tunas.

O centro de Gustav se encontrava próximo à latitude 18,8 graus norte e da longitude 74,4 graus oeste, cerca de 225 quilômetros ao oeste de Porto Príncipe e 145 quilômetros ao sudeste de Guantánamo, em Cuba.

O sistema se desloca muito lentamente, a 7 km/h na direção oeste-noroeste, e nesta trajetória a tempestade deve passar entre a Jamaica e a costa sudeste de Cuba na quinta-feira.

Nesta temporada de furacões no Atlântico (de 1º de junho a 30 de novembro), foram formados sete tempestades e três furacões, incluindo Gustav.

Meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) previram, em agosto, que esta temporada seria muito ativa, na qual se formariam entre 14 e 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderiam se transformar em furacões.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca