Democratas ironizam inexperiência e conservadorismo de Palin
da Folha Online
O porta-voz da campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos, Bill Burton, comemorou a escolha do republicano John McCain para vice na chapa rival. Ele considerou que a eleita, Sarah Palin, governadora do Alasca desde 2006, não tem experiência --aquele que é, justamente, o argumento mais usado pelos republicanos contra Obama.
"McCain colocou a ex-prefeita de uma cidade de 9.000 habitantes [Wasilla] com nenhuma experiência em política internacional a um passo da Presidência."
Burton ainda ressaltou o fato de Palin ser reconhecida por seu conservadorismo.
"Palin divide com McCain o compromisso de reverter Roe v. Wade [Roe versus Wade, caso histórico no qual a Suprema Corte dos EUA decidiu praticamente pela legalização do aborto], de defender os interesses do 'Big Oil' [as grandes empresas petrolíferas] e de continuar as políticas falhas de George W. Bush", afirmou o porta-voz.
"Essa não é a mudança de que precisamos, é apenas mais do mesmo", concluiu Burton em referência ao mote da campanha democrata, a "mudança na qual podemos acreditar".
Obama
Ontem, a Convenção Democrata chegou ao auge com o discurso de aceitação da candidatura feito por Obama em um estádio, diante de mais de 75 mil pessoas. Ele havia anunciado seu candidato a vice, Joe Biden, sábado passado (23). Na ocasião, os analistas disseram que a escolha de Biden visaria colocá-lo em confronto direto com McCain de forma a poupar a imagem de Obama.
No discurso de ontem, porém, Obama partiu para o ataque a McCain. Disse que ele seria a continuação do governo de George W. Bush; que defende a concessão de "incentivos fiscais a corporações que transferem nossos empregos para fora do país"; que não é favorável ao desenvolvimento de formas alternativas ao petróleo; e que "não entende a classe média".
"Estamos aqui porque amamos muito este país para permitir que os próximos quatro anos sejam como os últimos oito", disse Obama.
Leia mais
- Veja perfil de Sarah Palin, candidata a vice na chapa republicana
- Governadora do Alasca será vice de McCain, diz mídia americana
- Equipe de McCain diz que discurso de Obama foi enganoso
- No dia em que completa 72 anos, McCain deve anunciar vice
- Análise: O sonho americano de Barack Obama
Especial
- Leia cobertura completa sobre as eleições nos EUA
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria da Folha


