Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2008 - 04h55

Partido de ex-premiê paquistanesa confia na vitória em eleição à Presidência

Publicidade

da Efe, em Islamabad

O governista PPP (Partido Popular do Paquistão) se mostrou confiante de que Asif Alí Zardari, líder do partido e viúvo da ex-premiê Benazir Bhutto, vencerá a eleição que começou neste sábado nas Assembléias do Paquistão para escolher o novo presidente do país.

"Hoje será um grande dia. Zardari será eleito presidente por grande maioria, com mais de 500 votos [do total de 702] e isto vai trazer estabilidade ao país", disse em Islamabad o ministro da Defesa, Chaudhry Ahmed Mukhtar (PPP), ao chegar à Câmara Baixa.

O primeiro-ministro, Yousef Raza Guilani, agradeceu o apoio dos partidos minoritários que se respaldaram a candidatura de Zardari e assegurou que a votação de hoje ajuda a fortalecer o sistema democrático do Paquistão.

Também são candidatos o ex-chefe do Tribunal Supremo Saiduzuman Sidiqui, da opositora Liga Muçulmana-N, do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif; e o senador Mushahid Hussain, que pertence à Liga-Q, legenda que apoiou o regime de Pervez Musharraf.

Os mais de mil membros do Parlamento e do Senado nacional e das quatro Assembléias provinciais devem votar entre as 10h local (1h de Brasília) e 15 (6h de Brasília), mas o começo da votação atrasou na Assembléia Nacional.

Uma fonte da Comissão Eleitoral disse à agência Efe que o organismo anunciará o resultado da votação aproximadamente uma hora depois do fechamento das urnas.

A votação acontece para escolher o sucessor de Musharraf, que renunciou em agosto, sob pressão da oposição que ganhou maioria no Parlamento em fevereiro e ameaçava abrir um processo de impeachment contra o ex-general.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página