Furacão Ike deixa 4 milhões de pessoas sem luz no Texas
da Folha Online
O furacão Ike, que provocou chuvas intensas, ondas de até sete metros e forçou a retirada de 1,2 milhão de pessoas no litoral do Texas, deixou 4 milhões de pessoas na região metropolitana de Houston sem luz. O olho do furacão tocou o solo às 2h10 deste sábado (4h10 de Brasília), na ilha de Galveston, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
A rede de TV CNN ainda relacionou o furacão à morte de três pessoas: um menino de 10 anos, que foi atingido pelo galho de uma árvore; um banhista de 19 anos, que se afogou no mar em Corpus Christi; e uma outra pessoa que morreu enquanto era retirada de casa no Condado de Brazoria.
| Carlos Barria-12.set.2008/Reuters |
![]() |
| Ondas atingem casas de Galveston antes da chegada do furacão Ike, que tocou o solo da ilha às 4h10 de Brasília |
Ainda não há informações sobre a situação na cidade de Galveston, onde 23 mil moradores continuaram em suas casas apesar da recomendação das autoridades para que deixassem a região devido ao "risco de morte iminente".
Às 6h (de Brasília), o Ike se deslocava sobre o continente como furacão de categoria 2 --na escala Saffir-Simpson, que vai até 5--, com ventos máximos constantes de 175 km/hora. Um furacão de categoria 2 causa danos de médio porte, arrancando telhados das casas, portas e janelas. Árvores podem ser arrancadas e embarcações pequenas --que estiverem ancoradas em áreas na rota do furacão-- também sofrem danos.
O vice-governador do Estado do Texas, David Dewhurst, estimou, antes da chegada do furacão, que as perdas econômicas totais causadas pelo Ike poderiam passar dos US$ 100 bilhões. Das refinarias de petróleo instaladas na costa texana, onde está concentrada 20% da produção dos EUA, 13 tiveram de ser fechadas ontem por causa do furacão.
Entre a população, é grande o medo de falte combustível e o preço da gasolina dispare. O olho do furacão continuará avançando rumo a nor-noroeste e, à noite, seguirá para o Estado do Arkansas, segundo as previsões do NHC.
Com Efe
Leia mais
- Ike causa tempestades e inundações em Galveston
- Ike deve se tornar furacão de categoria 3
- Ressacas geradas por furacão Ike causam inundações no Texas
- EUA enviam 1.500 soldados ao Texas para ajudar no furacão Ike
- Furacão Ike se aproxima da costa do Texas (EUA)
- Ike causa chuvas na Louisiana; meteorologia prevê "morte certa" para quem enfrentar furacão
- Centenas de milhares fogem do Texas por chegada de furacão Ike
- Bush declara emergência no Texas diante da aproximação do furacão Ike
- Ike segue em direção ao Texas após devastar o Caribe
Livraria
Especial


