Mundo
14/09/2008 - 10h15

Bush convoca reunião para discutir assistência às vítimas do Ike

Publicidade

da France Presse, em Galveston
da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reunirá neste domingo com os principais funcionários de seu governo nas áreas de segurança e de socorro para discutir a ajuda às vítimas do furacão Ike, que afetou o sul do país.

Rebaixado para tempestade tropical, o Ike destruiu centenas de casas, inundou cidades e deixou cerca de 4 milhões de pessoas sem energia elétrica em sua passagem pelo Texas.

Carlos Barria-13.set.2008/Reuters
Ventos causados por passagem do furacão Ike quebram janelas na cidade de Houston
Ventos causados por passagem do furacão Ike quebram janelas na cidade de Houston

Bush se reunirá com o secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff, e o diretor da Agência Federal de Gestões de Emergência, David Paulison, para debater sobre como enfrentar a crise.

A força da tempestade deixou um rastro de destruição ao longo de 800 km de costa, interrompeu boa parte da produção de petróleo e de gás no golfo do México e provocou milhões de dólares de prejuízos.

Às 9h GMT (6h de Brasília), o Ike permanecia sobre o Estado do Arkansas e nas próximas horas deve avançar rumo ao Missouri e outros Estados centrais do vale do Mississippi, provocando chuvas torrenciais.

Quando o centro de Ike alcançou a costa texana, na madrugada de sábado, ele estava classificado como um furacão de categoria 2 na escala de Saffir Simpson --que vai de 1 a 5--, com ventos de 175 km/h e rajadas que superavam os 200 km/h. No entanto, o furacão foi enfraquecendo à medida que entrava pelo continente.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca