Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2008 - 14h15

Bush visitará região atingida pelo furacão Ike na terça-feira

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush --muito criticado em 2005 pela reação demorada à passagem do furacão Katrina pela cidade de Nova Orleans--, anunciou neste domingo que vai viajar na próxima terça-feira (16) ao Estado do Texas, onde o Ike deixou um rastro de destruição.

"Irei ao Texas na terça para expressar o respaldo do governo federal. Para expressar, por um lado, a solidariedade e, por outro, o apoio aos esforços de reconstrução", disse Bush após uma reunião com altos funcionários dos departamentos de Segurança e Emergência.

Carlos Barria-13.set.2008/Reuters
Morador olha cenário de destruição após passagem do furacão Ike em Galveston
Morador olha cenário de destruição após passagem do furacão Ike em Galveston

"O governo federal vai fornecer 1,5 milhão de litros de água e 1 milhão de refeições diárias para ajudar as pessoas desabrigadas", acrescentou.

Quase 2,2 milhões de pessoas foram retiradas do Texas e mais de 130 mil na Louisiana. Porém, apesar da ordem de retirada, mais de 100 mil habitantes permaneceram nas áreas afetadas durante a passagem do furacão.

Apesar de não haver dados oficiais sobre vítimas, a rede de TV CNN cita ao menos quatro mortes relacionadas com a passagem do furacão: uma mulher que morreu após uma árvore cair sobre a casa em que estava no Condado de Montgomery; um menino de 10 anos, que foi atingido pelo galho de uma árvore; um banhista de 19 anos, que se afogou no mar em Corpus Christi; e uma outra pessoa que morreu enquanto era retirada de casa no Condado de Bell.

Destruição

A força da tempestade deixou um rastro de destruição ao longo de 800 km de costa, interrompeu boa parte da produção de petróleo e de gás no golfo do México e provocou prejuízos na casa dos bilhões de dólares ao país.

Apesar disso, o governador do Texas, Rick Perry, afirmou que o cenário de destruição que havia sido projetado em algumas áreas não aconteceu. Segundo ele, será feita "a maior operação de socorro e busca de toda a história do Estado".

Bob Pearson-13.set.2008/Efe
Passagem do furacão Ike por Galveston (Texas) deixou cenário de destruição
Passagem do furacão Ike por Galveston (Texas) deixou cenário de destruição

Galveston, pequena cidade balneária situada em uma ilha com 58 mil habitantes, foi afetada por ventos de mais de 200 km/h e permanece sem energia elétrica.

O fenômeno natural deixou cenas de desolação, com postes e palmeiras no chão, cabos elétricos destruídos, semáforos pendurados, vidros quebrados, tetos arrancados, barcos em terra firme.

O furacão também levou destruição às ruas de Houston, quarta maior cidade do país, situada a 70 km da costa. Cerca de 4 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Um toque de recolher à noite --das 21h às 6h-- foi decretado para toda a semana para evitar saques.

Segundo o chefe de polícia Harold Hurtt, o toque de recolher estará em vigor até pelo menos o próximo sábado 920) em toda a cidade de Houston. "A medida é necessária por razões de segurança, o importante número de destroços nas ruas e o fato de que muitos bairros estão às escuras", afirmou o prefeito de Houston, Bill White, ao canal CNN.

Um toque de recolher já estava em vigor desde sexta-feira nas áreas que foram objeto da ordem de retirada antes da passagem do furacão. O prefeito disse ainda que o fornecimento de água no município está sendo progressivamente restabelecido.

Na manhã deste domingo, o Ike --que atingiu o solo do Texas na madrugada de sábado e foi rebaixado depois para tempestade tropical-- permanecia sobre o Estado do Arkansas e nas próximas horas deve avançar rumo ao Missouri, provocando chuvas torrenciais.

Com France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página