Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2002 - 13h41

Vídeo da Al Qaeda mostra como fabricar explosivos potentes, diz CNN

da France Presse, em Washington

A rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden, tem capacidade para fabricar explosivos potentes e sofisticados com componentes que se conseguem facilmente no comércio, disse hoje a emissora de TV norte-americana CNN.

Especialistas entrevistados afirmaram que os produtos que aparecem nos vídeos adquiridos pela emissora de TV no Afeganistão podem ser comprados e montados em qualquer cidade que os terroristas escolherem como alvo de um ataque.

Um dos especialistas consultados, Tony Villa, assessor em terrorismo e fabricação de explosivos do governo dos EUA, considerou que o grau de sofisticação dos explosivos pode torná-los indetectáveis para os serviços de segurança, particularmente em aeroportos.

As imagens transmitidas hoje pela CNN mostram um homem com o rosto encoberto e as mãos com luvas que manipulam tubos de ensaio, enquanto explica os passos da fabricação de TNT.

"Este ácido nítrico é de fabricação local", afirma o desconhecido. "Tenham cuidado com os vapores que a mistura gera e evitem inalá-los."

Fitas
Ontem o jornal "The New York Times" afirmou que a CNN pagou US$ 30 mil para adquirir as 64 fitas que têm imagens e informações sobre Osama bin Laden e a Al Qaeda.

Os vídeos, que estão sendo exibidos por etapas desde domingo (18), mostram membros da Al Qaeda preparando-se para uma possível guerra química e biológica, assim como Bin Laden convocando o mundo muçulmano para uma guerra contra os EUA, os judeus e os cristãos.

Com agências internacionais

Leia mais:
  • A guerra contra o terrorismo

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página