Ao menos 32 morrem durante onda de atentados em Bagdá
da Folha Online
com France Presse e Reuters
Ao menos 32 pessoas morreram e várias dezenas se feriram numa onda de atentados que varreu a capital Bagdá neste domingo, segundo o Ministério do Interior iraquiano. A agência France Presse aponta uma cifra total de 33 mortos, a maior parte devido à explosão de carros-bomba.
"Os insurgentes [querem] mostrar que há não segurança em Bagdá", comentou o porta-voz do Exército iraquiano em Bagdá, Qassim Moussawi, à agência Reuters.
Doze morreram e outros 35 ficaram feridos quando explodiu um mini-ônibus, no final da tarde de hoje, perto de uma mesquita xiita, no distrito de Shurta, no sudoeste da capital. Ao menos seis cadáveres foram transportados para o hospital de Yarmurk. A explosão de outro carro-bomba provocou a morte de uma pessoa e feriu outra no bairro xiita de de Al Amel, na mesma região.
Os ataques ocorreram um dia após o dia de jejum no Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, justamente no horário em que as ruas estão cheias de pessoas nos mercados, comprando comida.
No início da noite, um terceiro carro-bomba explodiu, junto com um artefato explosivo instalado à beira de uma estrada, provocando a morte de 19 pessoas e ferindo outras 72. E poucas horas antes desse atentado, a detonação de uma bomba no bairro de Al Mansur (oeste da capital) matou uma pessoa e feriu três.
Leia mais
- Série de explosões em Bagdá deixa mais de 30 mortos
- Soldado americano morre em explosão no Iraque
- Emboscada mata ao menos 22 no Iraque; mortos podem chegar a 35
- Iraque deve ter eleições regionais até janeiro
- Confrontos deixam mais de 20 policiais e milicianos mortos no Iraque
- EUA soltarão 13 mil detentos de prisões no Iraque, diz jornal
Especial
Livraria

