Mundo
10/10/2008 - 07h54

EUA recebem milhares de formulários falsos para registro de eleitores

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Funcionários eleitorais informaram ter recebido mais de 2.000 formulários falsos para registro de eleitores no Condado de Lake, em Indiana. Os formulários vieram de um grupo ativista liberal que já enfrenta acusações de fraude em outros Estados.

O Conselho Bipartidário de Eleições do Condado de Lake interrompeu o processamento de cerca de 5.000 aplicações --entregues pouco antes do prazo final para o registro de eleitores, em 6 de outubro-- depois de descobrir que os primeiros 2.100 pedidos de registro eram falsos.

"Todas as assinaturas pareciam exatamente iguais. Tudo no formulário parecia exatamente a mesma coisa", disse Ruthann Hoagland, um dos republicanos do Conselho, citado pela CNN.

Os formulários foram entregues pela Associação das Organizações Comunitárias pela Reforma Agora (Acorn, na sigla em inglês), que enfrenta acusações por preencher registros fraudulentos de eleitores em Nevada e está sob investigação em outros Estados, informa reportagem da CNN.

Os formulários incluíam nomes de pessoas mortas e até mesmo de uma rede de restaurante, Jimmy Johns. "Acorn, com seu intento, talvez tenha sido boa no começo, mas errou em algum lugar", disse a democrata Sally LaSota, que chamou os formulários de fraudulentos e reiterou que a organização fez algo ilegal.

Um advogado do grupo, Brian Mellor, afirmou a Acorn tem seu próprio processo de controle de qualidade e que já demitiu funcionários no passado. Contudo, ele ressaltou à CNN que as acusações de fraude são uma tentativa do governo de manter as pessoas longe das urnas.

"Nós acreditamos que o propósito é atacar a Acorn e suprimir os votos. Nós acreditamos que, atacando a Acorn, eles vão desencorajar as pessoas que se registraram através de nossa campanha", disse Mellor.

A reportagem da CNN informa ainda que um subsidiário do grupo recebeu US$ 800 mil da campanha do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, para registrar eleitores para as primárias deste ano.

A campanha democrata afirmou que está "comprometida em proteger a integridade do processo de votação" e negou ter trabalhado com a Acorn nas eleições gerais.

Impedimento

O jornal "The New York Times" afirmou em reportagem publicada na quinta-feira que milhares de pessoas habilitadas a votar em pelo menos seis Estados cruciais para as próximas eleições não puderam se registrar ou tiveram seus registros eleitorais apagados.

O jornal, que afirmou ter revisado os censos estaduais, acrescentou que essas pessoas foram impedidas de se registrar, algo que aparentemente "viola a lei federal".

O erro, contudo, não parece coordenado por um ou outro partido nem conseqüência de uma infração proposital às regras por parte dos funcionários eleitorais. O jornal atribui o impedimento a erros no manejo de registros e antecedentes dos eleitores.

Os impedimentos para o registro de eleitores, segundo o jornal, ocorreram em seis Estados: Colorado, Indiana, Ohio, Michigan, Nevada e Carolina do Norte.

Comentários dos leitores
Luciano Edler Suzart (34) 09/10/2009 10h20
Luciano Edler Suzart (34) 09/10/2009 10h20
A situação é periclitante, se antigamente se concedia o Nobel da Paz a quem de algum modo, plantava a paz no mundo, hoje (dada a escassez de boa fé geral) se concede o prémio a quem não faz a guerra... Como diria o sábio Maluf: "Antes de entrar queria fazer o bem, depois que entei, o máximo que conseguí foi evitar o mal"
Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
sem opinião
avalie fechar
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
Considero ecelente vosso noticiario. Obrigado, aos 83 anos de mnha vida, 5 opiniões
avalie fechar
Marcello Sokal (73) 07/02/2009 12h01
Marcello Sokal (73) 07/02/2009 12h01
Óbvio que não poderiam aceitar,pois não teriam respostas claras para as legítimas questões do presidente iraniano,esse sim um verdadeiro estadista que sabe da verdade dos fatos e não tem receio de buscar responsabilizar os culpados. A política imperialista norte-americana é velha conhecida mas pessoas convenientemente "esquecem" disso - não respeitam a soberania das nações e se arvoram em ser os "defensores da liberdade" - é o país que mais se envolveu em guerras,revoluções,invasões e intervenções da história da humanidade.A única nação que já bombardeou outro país (na verdade cidades,repletas de civis inocentes) utilizando armas nucleares. O apoio norte-americano a Israel é uma vergonha, apoiando todo tipo de atrocidade possível,dando carta branca e fornecendo armas de alta tecnologia.
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2849)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca