Governo colombiano não defende direitos humanos no país, diz relatório
colaboração para a Folha Online
Os ataques contra ativistas e defensores dos direitos humanos na Colômbia ainda persistem no país, informa relatório da AI (Anistia Internacional) "Leave us in peace!" (Deixe-nos em paz!) que afirma que o atual governo se recusa a admitir que há um conflito armado no país e tenta, em vão, "pintar uma imagem positiva".
"É impossível resolver um problema sem admitir que há um", afirma Marcelo Pollack, investigador da AI na Colômbia. Na sua opinião, a negação das autoridades frente ao problema, "só condena mais pessoas ao abuso e à morte".
O relatório foi realizado entre os anos de 2006 e 2008 e traz histórias de pessoas afetadas com os conflitos entre a população e grupos de paramilitares e guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
O documento mostra o cotidiano das vítimas, incluindo membros afro-descendentes, indígenas, camponeses, comunidades mortas e deslocadas das casas. A AI ainda relata as histórias das vítimas de seqüestro, mulheres estupradas e assassinatos dos defensores dos direitos humanos e sindicalistas.
Pelo menos 1.400 civis foram mortos em 2007. Este valor representa um aumento de 1.300 em 2006. Dos casos em que o autor é conhecido, as forças de segurança foram responsáveis por pelo menos 330 destes, os paramilitares por cerca de 300 e os guerrilheiros por aproximadamente 260 assassinatos.
"Há mais de 40 anos colombianos foram presos em um dos piores conflitos no mundo, atacados pelas forças de segurança, paramilitares e grupos guerrilheiros, enquanto o governo não toma qualquer ação significativa para protegê-los", disse Marcelo Pollack que aponta como solução a "eliminação da população civil do conflito".
Leia mais
- Irã executou 33 mil opositores em um ano, dizem ativistas
- Anistia pede que Paraguai faça reforma agrária para combater pobreza
- Anistia Internacional denuncia aumento de penas de morte na Arábia Saudita
- Parlamento britânico veta lei antiterrorista e impõe revés ao governo
- Homem-bomba mata ao menos 25 no Sri Lanka
Livraria
- Livro explica as origens e conseqüências do TERRORISMO no mundo
- Entenda os princípios do REGIME DEMOCRÁTICO; leia capítulo
Especial



Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
avalie fechar
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
avalie fechar
Esse senhor SABE o mau que faz ao Brasil com essa ideologia pervertida. Cruz Credo!
avalie fechar