Mundo
31/10/2008 - 11h28

Sobe para 76 o número de mortos em atentados na Índia

Publicidade

colaboração para a Folha Online

A série de ataques a bomba realizados nesta quinta-feira (30) em Assam, no nordeste da Índia, já deixou ao menos 76 pessoas mortas e mais de 300 feridas, informaram as autoridades nesta sexta-feira. O último balanço, divulgado na tarde de ontem, informava que eram 61 mortos. Durante a madrugada, porém, ao menos outras 15 pessoas feridas morreram no hospital, informou o chefe do Ministério do Interior em Assam, Subhas Das.

As explosões aconteceram em áreas populosas de quatro distritos do nordeste da Índia nesta quinta-feira (30). Em menos de uma hora, houve cerca de dez bombardeios em quatro cidades do Estado de Assam, incluindo a principal, Guwahati e as localidades de Barpeta, Kokrajhar e Bongaigaon. Foi o pior ataque em Assam, que há décadas sofre com ações de grupos separatistas e violência étnica.

Arte Folha Online/Arte Folha Online

Nenhum grupo ainda assumiu a autoria dos atentados. Nesta sexta-feira, porém, as autoridades disseram que suspeitam que os ataques foram realizados por militantes islâmicos locais ajudados por terroristas de outras regiões. A sofisticação dos ataques, ocorridos de forma coordenada em diferentes localidades, levantou a suspeita.

O inspetor geral da polícia de Assam, Bhaskar Jyoti Mahanta, disse que o principal alvo das investigações é a Frente Unida de Libertação de Assam (ULFA), maior grupo separatista da região. Ele disse o grupo foi "assistido por uma força com expertise adequada para esse tipo de ataques", ocorridos quase simultaneamente.

O porta-voz da ULFA, Anjan Borehaur, negou envolvimento do grupo rebelde no atentado. "Nós não estamos por trás destas explosões de forma nenhuma e isso é produto das forças de ocupação da Índia", disse o porta-voz em e-mail enviado a jornalistas.

O consultor de segurança e major Ashok Mehta confirmou à agência Reuters a suspeita sobre outros grupos. "As explosões parecem obra de grupos terroristas de Bangladesh, pois é preciso uma estrutura sofisticada para fazer ataques coordenados", disse Mehta.

Anupam Nath/AP
Um homem tenta apagar fogo após explosão perto de tribunal em Gauhati, no leste da Índia
Um homem tenta apagar fogo após explosão perto de tribunal em Gauhati, no leste da Índia

O nordeste da Índia, onde fica Assam, é uma região isolada e cercada por Bangladesh, Butão, China e Mianmar e é ligada ao resto do país por um estreito corredor. Dezenas de grupos separatistas agem em Assam há décadas. Recentemente, porém, a área também sofreu ataques de militantes islâmicos, nas proximidades do vizinho Bangladesh.

Nos últimos 20 anos, a violência provocada por grupos separatistas já deixou mais de 10 mil pessoas mortas. Em outubro, mais de 50 pessoas morreram em um confronto entre membros da tribo de Bodo e muçulmanos que migraram para a região.

O Ministro do Interior indiano, Shivraj Patil, condenou o ataque ontem e pediu um relatório detalhado do incidente às autoridades de Assam, enquanto o chefe do governo, Manmohan Singh, pediu unidade na luta contra o terrorismo.

Com France Presse, Reuters e Associated Press

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca