Mundo
03/11/2008 - 10h58

Obama leva vantagem em eleições antecipadas na Geórgia

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Um número recorde de pessoas, 1,9 milhão, ou 36% do eleitorado, já compareceu às urnas nos 45 dias de eleições presidenciais antecipadas na Geórgia. Segundo reportagem do jornal "The Washington Post" nesta segunda-feira, a expectativa é de que afro-americanos e outras minorias, que representam 29% do eleitorado do Estado, mostrem sua preferência pelo candidato democrata Barack Obama .

Ao redor da cidade de Atlanta, onde vive uma ampla faixa da população afro-americana, a base mais forte do Partido Democrata no Estado, eleitores chegam a esperar por três horas em longas filas que dão voltas nas calçadas. Mudanças nas regras eleitorais que tornaram mais fácil o voto antecipado e preocupação dos americanos com a economia podem ter levado uma parcela da população a comparecer mais cedo às urnas e mostrar apoio a Obama, segundo cientistas políticos.

David Maxwell/Carolyn Kaster/Efe-27.10.2008/AP
Eleitores de Obama na Geórgia se antecipam e esperam até três horas na fila para votar
Eleitores de Obama na Geórgia se antecipam e esperam até três horas na fila para votar

O resultado dos esforços das campanhas adversárias na Geórgia é uma disputa acirrada, segundo recentes pesquisas eleitorais, que mostram uma magra vantagem do democrata Barack Obama sobre o republicano John McCain .

"A campanha de Obama fez um bom trabalho ao expandir o eleitorado e mobilizar os eleitores democratas em todo o Estado", disse ao "WP" o professor de política e governança da Universidade de Emory, Merle Black. "Obama está provavelmente na liderança agora, mas ainda já muitos eleitores para votar até terça-feira", diz.

Avanço

Mesmo que as propagandas da campanha republicana --cartazes e adesivos-- dominem a paisagem das cidades do centro e sul do Estado, o Partido Republicano admite que houve avanço democrata. Em evento na região norte nesta semana, o senador e candidato à reeleição pelo Estado, Saxby Chambliss, alertou os eleitores republicanos. "Sabemos que as pessoas que estão indo votar antecipadamente não estão escolhendo Saxby Chambliss e John McCain. Se não comparecermos, será uma triste noite em 4 novembro", afirmou.

Ao "WP", o diretor-executivo do Partido Republicano na Geórgia, Ben Fry, afirmou que, apesar do cenário negativo, está confiante. "Estamos nas ruas dizendo aos nossos eleitores que os democratas estão famintos. Estamos confiantes que eles [os republicanos] vão responder", afirmou.

Já os democratas afirmaram que o voto antecipado foi a melhor oportunidade na história recente para mobilizar eleitores na Geórgia. "Este momento já teve início e não vai ter fim na próxima terça-feira", disse Martin Matheny, porta-voz do Partido Democrata na Geórgia.

Comentários dos leitores
Luciano Edler Suzart (34) 09/10/2009 10h20
Luciano Edler Suzart (34) 09/10/2009 10h20
A situação é periclitante, se antigamente se concedia o Nobel da Paz a quem de algum modo, plantava a paz no mundo, hoje (dada a escassez de boa fé geral) se concede o prémio a quem não faz a guerra... Como diria o sábio Maluf: "Antes de entrar queria fazer o bem, depois que entei, o máximo que conseguí foi evitar o mal"
Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
sem opinião
avalie fechar
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
Considero ecelente vosso noticiario. Obrigado, aos 83 anos de mnha vida, 5 opiniões
avalie fechar
Marcello Sokal (73) 07/02/2009 12h01
Marcello Sokal (73) 07/02/2009 12h01
Óbvio que não poderiam aceitar,pois não teriam respostas claras para as legítimas questões do presidente iraniano,esse sim um verdadeiro estadista que sabe da verdade dos fatos e não tem receio de buscar responsabilizar os culpados. A política imperialista norte-americana é velha conhecida mas pessoas convenientemente "esquecem" disso - não respeitam a soberania das nações e se arvoram em ser os "defensores da liberdade" - é o país que mais se envolveu em guerras,revoluções,invasões e intervenções da história da humanidade.A única nação que já bombardeou outro país (na verdade cidades,repletas de civis inocentes) utilizando armas nucleares. O apoio norte-americano a Israel é uma vergonha, apoiando todo tipo de atrocidade possível,dando carta branca e fornecendo armas de alta tecnologia.
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2849)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca