Saiba mais sobre o Partido Republicano
da Folha Online
O Partido Republicano foi criado no começo dos anos de 1850 por ativistas que se opunham à escravidão e por pessoas que acreditavam que o governo deveria oferecer gratuitamente terras a colonos na região ocidental do país. A primeira reunião do partido ocorreu em Ripon, Wisconsin, a noroeste de Milwaukee.
A primeira reunião oficial dos republicanos aconteceu no dia 6 de julho de 1854 em Jackson, Michigan. O nome Republicano foi escolhido porque fazia alusão à igualdade e lembrava o partido de Thomas Jefferson. Na convenção de Jackson, o novo partido adotou uma plataforma e designou candidatos a cargos públicos em Michigan.
Em 1856, os republicanos formaram um partido nacional quando John C. Fremont foi apresentado como presidente com o lema: "Terra gratuita, trabalho livre, liberdade de expressão, homens livres, Fremont".
Embora eles ainda fossem considerados um "terceiro partido", porque os democratas e os "whigs" (liberais) constituíam então um sistema bipartidário, Fremont recebeu 33% dos votos. Quatro anos depois, em 1860, Abraham Lincoln (1861-65) passou a ser o primeiro republicano a ganhar a eleição para a Casa Branca.
A guerra civil estourou em 1861 e durou quatro anos. Durante este período, Lincoln foi contra os conselhos de seu gabinete e aprovou a Proclamação da Emancipação que libertou os escravos. Os republicanos da época se dedicaram então a conseguir a aprovação da Décima Terceira Emenda, que aboliu a escravidão, a Décima Quarta Emenda, que garantiu proteção igualitária por lei, e a Décima Quinta Emenda, que contribuiu para garantir o direito de voto dos afro-americanos.
Voto feminino
O Partido Republicano também desempenhou uma função importante para assegurar o voto da mulher. Em 1896, os republicanos foram o primeiro partido importante a favorecer o sufrágio feminino. A primeira mulher eleita ao Congresso foi uma republicana, Jeanette Rankin de Montana, em 1917. Alguns dos grandes presidentes do país foram republicanos, como por exemplo Eisenhower (1953-1961), Nixon (1969-1974), Ford (1974-77), Reagan (1981-89) e Bush (1989-1993).
A estrutura nacional do partido começa com o Comitê Nacional Republicano e cada Estado tem seu próprio Comitê Estadual Republicano com um presidente e equipes próprias.
O símbolo do partido é um elefante. Durante muito tempo, os republicanos também foram conhecidos como "G.O.P". Os partidários pensavam que a sigla significava "Grand Old Party" ["Grande Partido Antigo"]. Mas, aparentemente, o significado original (em 1875) era "Gallant Old Party" ["Nobre Partido Antigo"].
Fonte: site do Partido Republicano (www.gopconvention.com)
Leia mais
- Após vitória de Obama, Ku Klux Klan diz que presidente eleito é "só metade negro"
- Obama usa profissionais de campanha em transição e se aproxima da equipe de Clinton
- Obama deve anunciar hoje secretário do Tesouro, central para resolver a crise
- TV chinesa diz que Obama é a "primeira mulher negra" eleita presidente
- Obama faz primeira reunião com a CIA sobre assuntos estratégicos
- "Aberração estatística" muda os padrões da Casa Branca
- Magic Johnson afirma ter chorado quando Obama venceu eleições
- Oprah assiste discurso de vitória de Obama de área VIP em parte de Chicago
Especial
Livraria

