Equipe de transição de Obama proíbe participação de lobistas
colaboração para a Folha Online
O chefe da equipe de transição do presidente eleito Barack Obama, John Podesta, anunciou na tarde desta terça-feira as novas regras para os lobistas que participaram da campanha do democrata.
| Charles Dharapak/AP |
![]() |
| Inicialmente, o presidente eleito Barack Obama escalou para a equipe de transição seis dos maiores doadores de campanha |
Durante a transição, não será permitida a participação financeira, arrecadação ou movimentação de lobby durante a mudança de governo. Também estará proibida a participação de lobistas que tenham feito alguma negociação nos últimos 12 meses.
"As orientações éticas divulgadas hoje na transição são duras e inequívocas. O presidente deseja que o governo seja capaz de atrair os indivíduos cuja prioridade é servir o interesse público. Este é um passo muito construtivo nesse sentido", afirmou Thomas Mann, da Brookings Intitution (instituição independente de pesquisa e política).
Para Norm Ornstein, do American Enterprise Institute, as medidas são necessárias para se "restaurar a confiança no governo". "A política pode excluir algumas pessoas boas com profunda experiência em suas áreas, mas também irá excluir aqueles que vêem no serviço público um trampolim para o sucesso financeiro", disse.
Ornstein afirma ainda que a atitude de Obama, em proibir os lobistas na transição, pode ser vista como "um bom sinal". Para o chefe de transição de Obama, Podesta, a decisão do novo presidente é vista como "uma tentativa de frear a influência dos lobistas no governo".
"Durante a campanha, lobistas federais ou não puderam contribuir para arrecadar dinheiro para a campanha. Hoje, o presidente eleito está firmando esses compromissos ainda mais ao anunciar a lista mais rigorosa e ética de regras de qualquer equipe de transição na história."
Leia mais
- Lula diz que a eleição de Obama "não é pouca coisa"
- Ingressos para a posse de Obama são vendidos por até US$ 20 mil
- Iraque quer novas modificações no pacto sobre permanência das tropas dos EUA
- Por causa de Berlusconi, Bruni se diz feliz por ter se nacionalizado francesa
- Chefe-de-gabinete de Obama pede ajuda urgente para indústria automotiva
- Obama ganhará Cadillac blindado da GM
- Obama promete "enfrentar crise financeira de frente"
- Não será fácil sair do buraco em que estamos, diz Barack Obama
- Impacto de crise no setor automobilístico se acentua
Especial
Livraria

!["[Inicialmente, o presidente eleito Barack Obama escalou para a equipe de transição seis dos maiores doadores de campanha]":http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u466041.shtml](http://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/08316298.jpg)


Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
avalie fechar
avalie fechar
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
avalie fechar