Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2008 - 11h23

Presidente da Geórgia diz ter recebido apoio de Obama

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, conversou nesta segunda-feira (17) com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, por telefone. Conforme Saakashvili, Obama disse que, sob sua tutela, o país irá apoiar as reformas na Geórgia e que dá apoio "incondicional à integridade territorial".

Saakashvili conversou também com o vice-presidente eleito dos EUA, Joseph Biden, sobre o conflito com a Rússia e com os separatistas.

Em agosto passado, a Geórgia passou seis dias em confronto contra a Rússia, que invadiu o país sob o argumento de proteger a região separatista pró-Moscou da Ossétia do Sul. Com o fim dos ataques, a Rússia decidiu reconhecer a soberania da Ossétia do Sul e de outra região separatista georgiana, a Abkházia.

Saakashvili enfrenta uma forte pressão política na Geórgia, porque a oposição reivindica a convocação de eleições gerais. Saakashvili chegou ao poder em 2003, durante a chamada Revolução das Rosas, com apoio do Ocidente. No final do ano passado, depois de conflito entre opositores e policiais, Saakashvili decretou estado de exceção do país e só o retirou em janeiro passado, quando realizou eleições que, para a oposição, foram fraudulentas.

Nesta terça-feira, em entrevista à agência Efe, o vice-primeiro-ministro da Geórgia, Giorgi Baramidze, afirmou que a comunidade internacional não está atenta à área e que, por isso, acredita ser "muito provável" que a Rússia volte a atacar o país para cumprir seu intuito de trocar todo o governo. "Somos realistas e sabemos o potencial da Rússia."

Nesta segunda-feira, Obama conversou ainda com os líderes das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, e da Turquia, Abdullah Gül.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página