Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2002 - 15h24

Há mais de 40 adolescentes entre os 700 reféns no teatro de Moscou

da France Presse, em Moscou

Mais de 40 adolescentes estão entre as centenas de pessoas mantidas como reféns por um comando tchecheno em um teatro de Moscou, informou hoje o responsável pelos estabelecimentos de ensino da capital russa, Alexander Gavrilov.

Os cerca de 50 rebeldes, que invadiram o teatro ontem durante a encenação de uma comédia, exigem que a Rússia retire suas tropas da Tchetchênia em sete dias. Se a exigência não for cumprida, o grupo afirma que explodirá o teatro com todos os reféns. Os terroristas também ameaçam matar os reféns ou explodir o prédio caso a polícia invada o teatro, que é da era soviética e tem capacidade para 1.163 pessoas.

"Há entre 40 e 45 estudantes de Moscou com idade entre 12 e 16 anos nas mãos dos terroristas", disse Gavrilov à agência de notícias RIA Novosti.

O site dos rebeldes, kavkaz.org, afirma que os sequestradores consideram qualquer pessoa com mais de 13 anos de idade um adulto.

Em uma mensagem veiculada no site, um porta-voz rebelde diz que "cerca de dez pessoas de 13 a 15 anos" estão entre os reféns.

Gavrilov disse que o número divulgado por ele tem como base informações coletadas nas escolas de Moscou.

Hoje, um refém contou à rádio Ekho Moskvy que os rebeldes separaram as crianças dos pais e as levaram para a galeria do teatro.

  Veja galeria de fotos da ação do comando tchetcheno em Moscou

Leia mais:
  •  Entenda o conflito da Tchetchênia

  •  Saiba mais sobre a luta dos tchetchenos pela independência

  •  ONU exige libertação de reféns mantidos em teatro em Moscou

  •  Duas reféns fogem do teatro de Moscou; rebeldes atiram granadas


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página