Hillary contrata advogados para ajudar Obama a investigá-la
da Associated Press, em Chicago
A senadora Hillary Clinton selecionou uma equipe de advogados para ajudar o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, a avaliar a viabilidade de sua candidatura para o cargo de secretária de Estado. Amigos da ex-primeira-dama afirmaram que ela também está pesando a possibilidade de aceitar o cargo, caso seja convidada.
Os advogados Cheryl Mills, David Kendall e Robert Barnett estão trabalhando com a equipe de transição de Obama para revisar informações sobre o passado político e finanças de Clinton, incluindo os negócios feitos após seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, ter deixado o cargo. Bruce Lindsey, antiga conselheira do ex-presidente, que agora dirige a fundação sem fins lucrativos de Bill Clinton, está à frente do processo de revisão.
| Jeff Roberson/AP/3.nov.2008 |
![]() |
| Senadora Hillary Clinton pode ser chamada por Barack Obama para Secretaria de Estado |
O ex-presidente também já deu demonstrações de que está disposto a ajudar a mulher a chegar ao cargo. Pessoas ligadas a ele afirmaram que Clinton chegou a dizer que pode se afastar das responsabilidades do dia-a-dia da fundação enquanto Hillary for secretária de Estado. Também se comprometeria a informar o Departamento de Estado sobre outras fontes de renda.
Um alto conselheiro envolvido no processo afirmou que até agora não foi encontrado nenhum fator que possa impedir Hillary Clinton de ocupar o cargo. Segundo o especialista, desde que deixou a presidência, George Bush dá palestras pagas e participa de congressos internacionais sobre negócios, mesmo com seu filho, George W. Bush, na presidência. Segundo o conselheiro, não foram registradas reclamações e nem conflitos de interesses em relação às atividades de Bush.
Obscuro
No entanto, um assessor democrata alertou que os negócios de Bill Clinton são mais complexos. Durante a campanha, poucos assessores de Hillary sabiam sobre fontes de renda do ex-presidente. Tampouco se as informações seriam divulgadas caso sua mulher fosse indicada pelo partido para concorrer à Presidência.
Entre as dúvidas que persistem, estão os nomes de pessoas que fizeram doações à Fundação Bill Clinton e para a biblioteca presidencial. Também não está claro o que o presidente ganha em sua parceria com o fundo de investimento Yucaipa Global Opportunities, dirigido por seu amigo, o bilionário Ron Burkle.
Durante as primárias, Barack Obama pressionou o ex-presidente para que divulgasse nomes de doadores para a biblioteca. Clinton se negou a informar, alegando que muitos aceitaram colaborar sob a condição de anonimato. No entanto, se comprometeu a listar os nomes, caso sua mulher fosse candidata à Presidência.
Outros negócios de Bill Clinton podem complicar a rotina de Hillary, caso ela tenha que trabalhar com chefes de governo como Secretária de Estado. Registros mostram que Bill Clinton arrecadou dinheiro para sua fundação junto às famílias reais da Arábia Saudita, Kuwait, Brunei e embaixada do Qatar.
Enquanto pessoas próximas da senadora dizem que ela está inclinada a aceitar a função, se convidada, outras dizem que ela está avaliando as conseqüências de deixar o Senado, onde espera ter um papel de liderança na aprovação da reforma do sistema de saúde e de outros assuntos importantes.
Leia mais
- Schwarzenegger elogia propostas de Obama para ambiente
- Republicano perde disputa pelo Senado no Alasca
- Obama deve nomear primeiro procurador-geral negro da história
- Obama discute relação dos EUA e América Latina com Cristina Kirchner
- Após derrota nas eleições, McCain volta ao Senado
- Obama será "liberal demais" ao escolher juízes, dizem americanos
- Obama critica Bush e promete nova era de cooperação global sobre ambiente
Especial
Livraria



Esta ocupação foi um ato irresponsável da Familia Busch, Pai & Filho, que somente sabem fazer guerra e alimentar o sentimento anti americano no mundo.
Obama, faça um favor a todos nós, tira a carapuça e adimita que mais uma vez vcs perderam a Guerra, e jogaram mais de U$ 1,300 Trilhão na lata do lixo.
avalie fechar
Sua decisão será aquela que ter mandarem falar.
Bom, pelo menos ganha bem e tem status, rs.
Prá quem gosta é parato cheio.
avalie fechar
Resposta ao Sr. Oliver Oak, vulgo "Hugo Chavez".
Portanto, para ficar bem claro, como eu estava dizendo, a palavra hebraica "goy" não possui sentido pejorativo. É como se nós, brasileiros, nos referíssemos a qualquer cidadão de outro país com a palavra "estrangeiro". Isso não é discriminação.
Já para a maçonaria, por exemplo, quem não é maçon, é chamado de profano. Esta sim, é uma palavra de sentido pejorativo. Mas, nem por isso, os maçons desenvolveram ódio aos profanos. Ao contrário. Todos eles foram profanos, antes de se tornarem maçons.
Nos próximos posts comentarei sobre os judeus se "esconderem" atrás de religião e sobre os autores NOAM CHOMSKI e NORMAN FILKENSTEIN, suspeitos de portarem o Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva. Também falarei do inexpressivo grupo ultra-radical NETUREI KARTA, um pequeno bando de doidos varridos que apóiam as atrocidades de Adolph Hitler. Esses judeus ultra-ortodoxos, que em mais de 100 anos de existência não passam de 5 mil membros, são contra a criação do Estado de Israel pelos homens. Eles querem que os judeus aguardem a vinda do Messias, para que este, em nome de Deus, crie o Estado de Israel. Mas, esse bando mora em Jerusalém. Por aí, caros leitores, vocês podem ver que o Sr. "Hugo Chavez" tem um universo bem limitado de leitura. Ele precisa ampliar seus horizontes, senão fica refém dos autores que ele citou.
Ao Sr. Alan Williamson, envio meus parabéns.
Até logo, Sr. Oliver.
avalie fechar