Mundo
19/11/2008 - 13h56

Número dois da Al Qaeda diz que legado de crimes está à espera de Obama

Publicidade

da Folha Online

Um site islâmico publicou uma mensagem do número dois da Al Qaeda dizendo ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que um "grande legado de fracassos e crimes o espera".

Ayman al-Zawahiri ridiculariza a visão de política externa de Obama e critica suas propostas para o Afeganistão e Israel, segundo reportagem da CNN. O vídeo dura mais de 11 minutos e ainda não há confirmação de sua autenticidade.

Reuters T V
Em vídeo, número dois da Al Qaeda afirma que Obama está a serviço dos brancos
Em vídeo, número dois da Al Qaeda afirma que Obama está a serviço dos brancos

"Você alcançou a posição de presidente e um grande legado de falhas e crimes o espera. O fracasso no Iraque que você admitiu e o fracasso no Afeganistão que os comandantes de seu Exército admitiram", diz a mensagem.

Al-Zawahiri diz ainda que a promessa de Obama de retirar as tropas de combate do Iraque --em até 16 meses-- e enviá-las ao Afeganistão]ao para reforçar a luta contra o terrorismo é "uma política que está destinada ao fracasso antes mesmo de ser criada".

"Se você ainda quer teimar no fracasso da América no Afeganistão, depois lembrar o destino de [presidente dos EUA, George W.] Bush e Pervez Musharraf [ex-ditador do Paquistão], e o destino dos soviéticos e dos britânicos antes deles", diz Al-Zawahiri, que faz ainda ameaças aos soldados americanos no país.

Na mensagem, o líder do grupo terrorista que assumiu os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os EUA diz que Obama parece ser "do mesmo grupo de americanos com mentalidade criminal em relação ao mundo e aos muçulmanos".

Subserviente

O número dois da rede terrorista disse ainda que Obama é um "house negro". O termo foi usado pelo líder negro Malcolm X, para descrever uma pessoa negra que está mais ligada a valores "dos brancos".

Al Zawahri também afirmou que o projeto de Obama de aumentar o efetivo militar no Afeganistão vai fracassar, porque os afegãos irão resistir. Este foi o primeiro comentário feito pela rede Al Qaeda desde a eleição do democrata. Junto com o áudio, o site disponibiliza imagens de al Zawahri, Malcolm X rezando e Obama ao lado de líderes judeus.

No vídeo, é possível ouvir o líder dizendo: "Em você, Colin Powell, [Condoleezza] Rice e pessoas como vocês, as palavras de Malcolm X sobre os "house negros" são confirmadas".

"Você nasceu de um pai muçulmano, mas você escolheu ficar do lado dos inimigos dos muçulmanos e rezar a oração dos judeus, embora você diga ser cristão, para escalar o poder na América", diz o terrorista, criticando a postura amigável de Obama --e dos EUA-- com Israel.

Comentários dos leitores
FABIANO TONACO BORGES (1) 08/11/2009 12h10
FABIANO TONACO BORGES (1) 08/11/2009 12h10
Presidente Obama nos dá uma lição de como um Estadista deve tratar o desenvolvimento de uma nação: com justiça social. Sem acesso à saúde garantido pelo Estado não se pode marchar rumo à consolidação de uma nação de forma sustentável. Com esta atitude o Predidente Obama abre mão de uma boa parte de sua popularidade, considerando que ele intefere num mercado (o da prestação de serviços de saúde) extremamente fisiológico, influente economicamente e com grande poder político. Os resultados virão, não tão rápido, mas as gerações porvindouras terão o que comemorar... sem opinião
avalie fechar
J. R. (1133) 08/11/2009 09h19
J. R. (1133) 08/11/2009 09h19
As mortes causadas pelas campanhas dos USA pelo mundo dá para encher milhares de torres gêmeas e wordtradecenters. Na guerra nuclear não haverá vencedores, nem mesmo o poderoso USA sobrará, é a eutanásia da humanidade doente! sem opinião
avalie fechar
Liliane Garcia (3) 06/11/2009 00h23
Liliane Garcia (3) 06/11/2009 00h23
A questão não é o fato do Obama defender o seu país e sim, dar continuidade a uma política de intervenção no país alheio, o que não é nada democrático, logo eles que "prezam" tanto pela democracia. Por qual motivo? Eu também lamento o atentado ocorrido no 11 de setembro, porém, acredito que isso não justifica a invasão estadunidense. Assim como no World Trade Center, no Afeganistão havia e ainda há muitos civis inocentes, sendo eles também vítimas das atrocidades cometidas por ambas as partes. O atentado terrorista provavelmente ainda servirá por muito tempo para justificar uma invasão que não tem justificativa para aqueles que se tornaram vítimas do horror da guerra. 5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1522)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca