Mundo
20/11/2008 - 12h30

Secretário de Defesa de Bush se encontra nesta quinta com a equipe de Obama

Publicidade

da Folha Online

O secretário de Defesa do presidente George W. Bush, Robert Gates, se encontra nesta quinta-feira com os líderes de revisão do Pentágono da equipe de transição do presidente eleito Barack Obama, informou um porta-voz do Pentágono.

Gates se encontrará com John White e Michele Flournoy, que trabalham na revisão das agências e nomes do Pentágono desde segunda-feira (17), segundo reportagem do jornal "Washington Post".

Susan Walsh-14nov.08/AP
Defense Secretary Robert Gates speaks at the Pentagon, Friday, Nov. 14, 2008, during a promotion ceremony to four-star General for Gen. Ann E. Dunwoody. (AP Photo/Susan Walsh)
Secretário de Defesa de Bush, Robert Gates, pode ficar no cargo no governo Obama

A reunião aumenta as especulações de que Gates permanecerá no no cargo por ao menos o primeiro ano do mandato de Obama. Gates, assim como o presidente eleito, defende o envio de mais tropas ao Afeganistão. No entanto, ele é contra o cumprimento de um cronograma de retirada de militares do Iraque. Logo, se Obama realmente decidir manter Gates no cargo, será um indício de que ele irá adiar uma promessa de campanha, a de retirar as tropas do Iraque até 2010.

Gates foi elogiado tanto no Partido Republicano quanto no Democrata por seu papel desde que assumiu o cargo, em 2006. "Por que Obama não o manteria? Ele nunca foi um republicano registrado", disse o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, recentemente, em entrevista à rede de TV CNN.

Até mesmo o Pentágono fez lobby para a manutenção de Gates no posto. Oficialmente, a equipe de Obama diz apenas que há um "grande respeito" pelo nome de Gates, mas que o titular só será anunciado nas próximas semanas.

Aposentadoria

Contudo, assessores de Gates dizem que ele está ansioso pelo fim do seu mandato; que "fala freqüentemente em deixar o Pentágono em janeiro para retornar para um refúgio no Estado de Washington"; e que "carrega um chaveiro eletrônico com o número de dias para o fim do governo Bush".

"Nós estamos totalmente compromissados em garantir a transição da liderança neste departamento da forma mais tranqüila possível", disse o secretário de imprensa do órgão, Geoff Morrell, sobre a reunião, indicando que a conversa pode não envolver um convite.

"As tropas nas linhas de frente no Iraque e no Afeganistão merecem isso [transição tranqüila] e nossa segurança nacional exige", disse, em comunicado à imprensa.

O próprio Gates preferiu ficar de fora das especulações. Em um evento público na quinta-feira passada (13), ele se recusou a comentar a possibilidade de continuar no cargo na nova administração. "Eu não tenho nada a dizer sobre este assunto", disse, sem, contudo, rebater as especulações.

Nomes democratas que estão ligados ao ex-presidente e democrata, Bill Clinton (1993-2001), também são cotados para o posto. Entre eles estão Richard Danzig, secretário de Marinha no governo Clinton, e John Hamre, vice-secretário de Defesa de Clinton.

Comentários dos leitores
eduardo de souza (540) 23/12/2009 16h09
eduardo de souza (540) 23/12/2009 16h09
Enquanto o planeta morre, "os matadores da vida" vão aprovando bilhões em financiamento de guerras.
Seus imbecís, a TERRA é mais forte que suas intenções. A única coisa que irá morrer somos nós, os humanos. Um dia desses iremos "isolá-los" e aí a conversa será na nossa lingua.
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (211) 23/12/2009 15h16
Marcelo Moreto (211) 23/12/2009 15h16
Os países que já desenvolveram suas armas nucleares se julgam donos da verdade. É obvio que os países atrasados na evolução ou emergentes com o passar do tempo irão dominar as tecnologias hoje importadas dos desenvolvidos. O que há de errado em emergentes se desenvolverem?
Aqueles que já dominam ameaças como a energia nuclear irão abrir mão dela para que os outros não iniciem seus projetos? Não, então devem permanecer calados pois os grandes problemas e guerras partem das armas de destruição em massa que os ricos produzem. Chega de hipocrisia, já que é para destruir o planeta, que todos possam faze-lo sem oportunistas chantageando e blasfemando.
1 opinião
avalie fechar
jucelino kopeski (236) 22/12/2009 21h27
jucelino kopeski (236) 22/12/2009 21h27
Feliz Natal Antonio Gonçalves!
Não conte para os gringos como é o Brasil se não eles vão todos querer vir morar aqui,vamos ter um problema de imigração ,primeiro vão invadir Valadares,Goiania, em seguida todo o Pais.
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1695)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca