Conselho Presidencial do Iraque avalia pacto sobre tropas americanas
da Efe, em Bagdá
O Conselho Presidencial iraquiano estudou nesta terça-feira as propostas dos diferentes grupos políticos sobre a minuta do pacto de segurança entre Estados Unidos e Iraque, que será votado pelo Parlamento amanhã.
Segundo um comunicado, o Conselho, integrado pelo presidente, Jalal Talabani, e seus dois vices, o sunita Tareq al-Hashemi e o xiita Adel Abdul Mahdi, analisou as propostas dos diferentes grupos sobre a minuta.
A nota informa ainda que durante a reunião de hoje o Conselho Presidencial discutiu os problemas e os assuntos mais delicados inerentes ao processo político atual. O controvertido acordo regulará a presença das forças americanas no Iraque a partir do final deste ano, quando expira o mandato concedido pelo Conselho de Segurança da ONU.
Nos últimos dias, os diferentes grupos políticos debateram a minuta do pacto no Parlamento, onde a sessão de quinta-feira passada foi suspensa em meio a uma grande tensão, com os protestos dos deputados do Bloco Sadr (xiita), que consideram o acordo um processo de "venda" do Iraque.
Por outro lado, o vice-primeiro-ministro Burham Saleh pediu à Câmara que aprove o acordo com os EUA. Segundo Saleh, os blocos políticos expressaram um grande interesse pelo acordo de segurança, mas não prestaram atenção ao marco do pacto, que foi aprovado de forma unânime pelo Conselho de Ministros há pouco mais de uma semana. Para Saleh, uma rejeição do texto no Parlamento empurrará o Iraque "ao desconhecido".
Leia mais
- Partido Socialista francês adia resultado da escolha de sua nova líder
- Duas mulheres disputam liderança do Partido Socialista na França
- Manifestação reúne milhares em Paris contra demissão de professores
- Manifestantes medem forças com Sarkozy sobre reformas na França
- Direita francesa comemora vitória de partido de Chirac
Livraria
- Jornalista mostra vida dos IRAQUIANOS durante guerra
- Norte-americanos aprendem lições inesperadas em BAGDÁ
Especial



avalie fechar
alguma guerra começou bem para o senhor?
quando o saddam mandava lá, ele matava os opositores "antes' de tentarem um atentado.
e os curdos apanhavam mais que agora.
Nao tenho solução apontada para isto, mas sei que a "doutrinação para o suicidio em nome de Deus"a causando isso em varios paises alem de afeganistao e iraque...sao eles; india, bangladesh, paquistão, algumas republicas soviéticas, no oeste da china. genocidio no sudao contra crisataos. o que acontece na africa oriental, talvez por ser menos espetaculoso (matam com facoes mesmo, nao tem acesso a carros bomba) nada tem a ver com a guerra ou presença norte americana.
estas outras guerras começaram bem?
avalie fechar
avalie fechar