Mundo
25/11/2008 - 22h04

Gates aceita permanecer por um ano como secretário de Defesa de Obama

Publicidade

da Efe, em Washington

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, aceitou permanecer pelo menos por mais um ano no cargo sob o mandato do novo presidente do país, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira a rede de televisão ABC News.

Se a nomeação for confirmada, Obama poderá manter à frente do Pentágono uma figura muito respeitada tanto entre republicanos quanto entre democratas como o autor da estratégia que permitiu uma drástica queda da violência no último um ano e meio no Iraque.

Além disso, permitirá ao presidente eleito cumprir suas promessas de aceitar no gabinete não só democratas, mas também republicanos.

Gates, que substituiu Donald Rumsfeld à frente do Departamento de Defesa em dezembro de 2006, está inscrito no censo eleitoral como independente, mas ocupou cargos em diversos governos republicanos.

Espera-se que a nomeação seja formalizada na próxima semana, quando Obama poderia apresentar também o próximo secretário de Estado --que se acredita ser a senadora Hillary Clinton-- e seu conselheiro de Segurança Nacional, cargo que deve ser ocupado pelo general reformado James Jones.

Esta semana, o presidente eleito apresentou a equipe econômica, que será liderado pelo futuro secretário do Tesouro Tim Geithner.

Segundo o site Politico, James Steinberg, que foi "número dois" do Conselho de Segurança Nacional sob o presidente Bill Clinton (1993-2001), será o subsecretário de Estado; e Susan Rice, assessora de Política Externa da campanha de Obama, será a nova embaixadora dos EUA na ONU.

Comentários dos leitores
Hernani Rodrigues (30) 25/11/2009 12h33
Hernani Rodrigues (30) 25/11/2009 12h33
Acho que críticar quem quer que seja pelo que os outros dizem é no mínimo insensato. Sabemos que EUA e Israel tem interesses comum e não reconhecem, muitas vezes, seus próprios erros. Foi uma ótima iniciativa do governo brasileiro conversar com todos os lados e tirar uma decisão soberana, independentemente do que os EUA achem. Mais um ponto na brilhante política internacional do governo brasileiro. sem opinião
avalie fechar
Valentin Makovski (304) 24/11/2009 17h15
Valentin Makovski (304) 24/11/2009 17h15
So existe 2 cominhos aos EUA no afeganistão & iraque. Ou enviam mais do dobro de tropas e realmente ocupam os 2 países, e acabam de uma vez com a instabilidade, ou retiram todas suas tropas e deixam a deus dará.
Esta ocupação foi um ato irresponsável da Familia Busch, Pai & Filho, que somente sabem fazer guerra e alimentar o sentimento anti americano no mundo.
Obama, faça um favor a todos nós, tira a carapuça e adimita que mais uma vez vcs perderam a Guerra, e jogaram mais de U$ 1,300 Trilhão na lata do lixo.
3 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (484) 24/11/2009 16h24
eduardo de souza (484) 24/11/2009 16h24
Obama... Obama, tá ficando dificel manter as aprarências. Você é "soldadinho de chumbo" dos donos dos Eua.
Sua decisão será aquela que ter mandarem falar.
Bom, pelo menos ganha bem e tem status, rs.
Prá quem gosta é parato cheio.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1612)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca