Congresso quer aprovar plano econômico antes da posse de Obama
da Efe, em Washington
A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou nesta segunda-feira que o Congresso tentará aprovar um ambicioso plano de estímulo econômico antes da posse de Barack Obama, em 20 de janeiro.
"Queríamos tê-lo pronto para o presidente eleito. Acho que estaremos alcançando algum acordo hoje", disse Pelosi em entrevista aos jornalistas antes de se reunir com os governadores da Pensilvânia e de Vermont.
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Leia a cobertura completa da crise financeira dos EUA
| Susan Walsh/AP/1.abr.08 |
|
| Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, quer plano econômico aprovado em janeiro |
O plano de estímulo econômico, que é a máxima prioridade legislativa de Obama em seus primeiros cem dias de governo, poderia ser aprovado pelo Congresso após a retomada das sessões, em 6 de janeiro de 2009.
A proposta incluiria cortes de impostos, medidas para a criação de empregos, um investimento maior em infra-estrutura, mais aplicações de recursos em fontes de energia renovável e ajudas aos governos estaduais.
Pelosi não deu detalhes sobre o custo ou conteúdo do plano, mas várias fontes legislativas disseram à imprensa nas últimas semanas que poderia chegar a US$ 500 bilhões.
A presidente da Câmara se reuniu ontem com o governador democrata da Pensilvânia, Ed Rendell, e com o de Vermont, o republicano Jim Douglas, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Associação Nacional de Governadores.
Encontro
Obama e o vice-presidente eleito, Joe Biden, se reunirão com os governadores de todo o país hoje na Filadélfia, Pensilvânia, para discutir, entre outras coisas, a crise econômica que afeta o país.
"Discutiremos nossas preocupações, mas, além disso, debateremos nossa oferta de ajudar o novo presidente e o novo Congresso a vender este pacote [de estímulo econômico] à opinião pública", disse à imprensa Rendell após a reunião.
O governador da Pensilvânia mencionou como exemplo que, segundo o Congresso, para cada US$ 1 bilhão de investimentos em infra-estrutura, sejam criados 40 mil novos empregos.
Tanto os governos quanto as legislaturas estaduais pediram a aprovação do plano de estímulo econômico, ao destacar que os estados também enfrentam uma grave crise orçamentária para os anos fiscais de 2009 e 2010.
Para Obama, não há tempo a perder diante da alta no desemprego e da crise financeira, imobiliária e de créditos, que afetaram a confiança tanto de investidores quanto de consumidores.



avalie fechar
All we are saying is give peace a chance
(Tudo o que dizemos é dê uma chance a paz)
All you need is love
( Tudo o que você precisa é de amor)
Love is all you need
(Amor é tudo o que você precisa)
Paul & John ja deram o recado la tras !!!
Sera que o Obama entendeu e vai por em pratica ?
Pelo andar da carruagem, acredito que nao !!!!
QUE PENA !!!!
avalie fechar
Não sei como será o palco da grande comédia nesse FAJUTO JULGAMENTO, mas tenho certeza de que quem estará sendo julgado não são os verdadeiros culpados.
Triste fim da nação n. amer. sustenta com seus impostos tiranos que sugam tudo que têm, e de quebra, são bombardeados e mortos. O "Eixo" desrespeita a lei do cão, MORDE A MÃO DE QUEM OS ALIMENTA.
avalie fechar