Mundo
02/12/2008 - 13h52

Afeganistão pede que Obama cumpra promessa de fechar Guantánamo

Publicidade

da France Presse, em Cabul

Autoridades afegãs querem que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, cumpra a promessa de fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba, disse nesta terça-feira Humayun Hamidzada, porta-voz do presidente Hamid Karzai.

"O presidente Obama prometeu, durante sua campanha, o fechamento de Guantánamo. Esperamos que esta promessa se concretize", afirmou o porta-voz, durante coletiva de imprensa em Cabul.

Guantánamo está situada na base naval que os Estados Unidos têm em Cuba, onde ficam presos acusados de terem relações com a Al Qaeda e os talebans afegãos. A prisão se converteu no símbolo dos excessos da "guerra contra o terrorismo" do presidente George W. Bush, atraindo duras críticas da comunidade internacional.

Mais de 800 homens passaram pelo campo de Guantánamo, cuja legitimidade é questionada desde que foi aberta, em janeiro de 2002. Atualmente 250 pessoas estão presas no local, a maior parte sem indiciamento ou processo legal.

Apenas 21 foram indiciados por crimes de guerra e 20 devem ainda comparecer ante os tribunais militares de exceção. Mais de 60 presos esperam traslado para seus países de origem, seja para serem libertados ou para continuarem presos.

Comentários dos leitores
Chris Maria (255) 08/12/2009 11h07
Chris Maria (255) 08/12/2009 11h07
Quanto mais o tempo passa, torna-se mais patente que a desastrosa interferência norte-americana no Iraque, Paquistão, e Afeganistão além de desumana é uma guerra perdida. No governo Obama as coisas se agravaram ainda mais do que em tempos de governo Bush. As explosões são tantas, que fica difícil saber de quem é a autoria. Por quanto tempo ainda teremos que assistir isso? sem opinião
avalie fechar
Tiago Garcia (39) 06/12/2009 10h58
Tiago Garcia (39) 06/12/2009 10h58
A chantagem racial continua clarassima. Você não pode ser um repúblicano que discorde de um presidente democrata que é Barack Obama que você é um racista... Esses pesquisadores e cientistas estão cada vez mais canalhas e mentirosos... sem opinião
avalie fechar
J. R. (1187) 06/12/2009 10h32
J. R. (1187) 06/12/2009 10h32
O cinismo democrata americano volta à tona com Obama cancelando a participação no meio da - Conferência de Copenhagem - , reservando os instantes finais para uma hipotética participação. Daí se vê que os USA tentam MELAR mais um acordo mundial visando a conservação do meio ambiente global, global sem visar unicamente e apenas dinheiro. Talvez tenham informações privilegiadas que o degelo do Ártico é apenas uma grande mentira, ou que pouco importa que Manhantan desapareça sob o mar. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1636)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca