Mundo
04/12/2008 - 09h25

Diante de ameaças, Índia declara estado de alerta em três aeroportos

Publicidade

da Folha Online

O governo indiano declarou estado de alerta em três grandes aeroportos do país e implementou medidas extras de segurança na verificação de veículos e bagagens após alertas de agências de inteligência, informaram autoridades nesta quinta-feira.

Segundo a mídia local, as autoridades receberam ameaças de um possível ataque aéreo no país.

A televisão local mostrou policiais armados fazendo a segurança das entradas do aeroporto internacional de Déli. Os cordões da polícia foram montados também do lado de fora do aeroporto, na cidade industrial de Chennai.

A segurança amplificada vem pouco mais de uma semana depois dos ataques terroristas coordenados em Mumbai, centro financeiro da Índia, que deixaram 172 mortos e cerca de 300 feridos.

As ações terroristas coordenadas, levadas a cabo na quarta-feira passada (26) em Mumbai, foram assumidas por um grupo desconhecido, Mujahedin de Deccan (Deccan é um planalto no sul da Índia). Segundo os indianos, a evidência do interrogatório de Mohammad Ajmal Mohammad Amin Kasab, único suspeito capturado vivo, apontou que o grupo foi treinado pelos militantes paquistaneses do Lashkar-e-Taiba --que ficou conhecido por combater os indianos na conquista da Caxemira, um dos principais pontos de tensão entre os dois países.

Os ataques concentraram-se em regiões nobres da cidade, onde ficam dois dos mais luxuosos hotéis: Taj Mahal e Oberoi Trident, além do aeroporto internacional. Explosões também foram registradas em outros pontos, como a estação de trem Chhatrapati Shivaji, uma das mais movimentadas da Índia, um cinema, delegacias, um hospital que atendia feridos nos ataques e o popular Café Leopold, muito freqüentado por turistas e gente de Bollywoody, a indústria cinematográfica indiana.

Segundo a televisão indiana, o alerta foi enviado depois de um novo e-mail com ameaças dos Mujahedin de Deccan.

"Maior checagem da bagagem dos passageiros que vêm ao aeroporto, maior checagem dos veículos vindo ao aeroporto", listou Moushumi Chakravarty, porta-voz do Ministério de Aviação Civil. "Há mais medidas de segurança para controlar o espaço aéreo também. Há mais agentes de segurança controlando o perímetro dos aeroportos".

O chefe da Força Aérea, Fali Homi, afirmou à agência de notícias Associated Press, que o estado de alerta foi declarado com base no alerta recebido e que as forças de segurança indiana "estão preparadas como sempre".

O ministro de Defesa indiano, A.K. Antony, convocou os líderes militares nesta quarta-feira (3) para alertá-los para estarem preparados para um ataque aéreo e marítimo, em meio ao crescente criticismo sobre as falhas de segurança que teriam permitido os ataques a Mumbai.

Três dias após os atentados, o governo indiano chegou a informar a morte de 195 pessoas. No entanto, o número acabou revisado para baixo --ao menos 172, sendo 28 estrangeiros--, devido a informações repetidas fornecidas por hospitais.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca