Mundo
04/12/2008 - 12h38

Embaixada indiana endurece regime de vistos no Paquistão após ataques

Publicidade

da Efe, em Islamabad

A embaixada da Índia no Paquistão decidiu endurecer, "em caráter imediato", o regime de emissão de vistos para os cidadãos paquistaneses, devido aos atentados em Mumbai na semana passada, informou nesta quinta-feira um porta-voz do serviço diplomático.

O responsável pela emissão de vistos, Sureffo Reddui, disse que, a partir do próximo dia 8, os pedidos serão avaliados por um período mínimo de 30 dias e haverá novo formato de solicitação. "Paquistaneses que pretenderem visitar a Índia terão que dar mais detalhes sobre o motivo da visita e o processo para a apuração das solicitações será mais exaustivo", disse Reddui.

Segundo a fonte, os vistos demoravam entre 2 e 15 dias para serem emitidos, de acordo com cada caso. O prazo mínimo estabelecido não vai valer apenas para emergências médicas.

As relações entre Índia e Paquistão ficaram tensas após os atentados do dia 26 de novembro, na capital financeira da Índia. Mais de 190 pessoas morreram nos ataques, realizados em locais freqüentados por cidadãos ocidentais, entre eles dois hotéis de luxo.

Autoridades indianas acusaram cidadãos paquistaneses de estarem envolvidos no massacre e exigiram que o governo paquistanês inicie ações contra os terroristas que operam em seu território.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca