Mundo
12/12/2008 - 12h43

84% dos americanos querem que governador acusado de corrupção renuncie

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Mais de 80% dos eleitores do Estado americano de Illinois querem que o governador Rod Blagojevich, investigado por envolvimento em esquema de corrupção, renuncie ao cargo. Segundo pesquisa feita pelo instituto Rasmussen nesta quinta-feira, 84% dos entrevistados acham que Blagojevich tem deixar o cargo e 79% disseram que ele deve ir para a cadeia.

James A. Finley/AP/10.jun.2005
Governador Rod Blagojevich tentou obter benefícios para indicar nome para o Senado
Governador Rod Blagojevich tentou obter benefícios para indicar nome para o Senado

Outros 59% afirmaram que o governador é "menos ético do que a maioria dos políticos".

O instituto Rasmussen entrevistou 500 pessoas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de 4.5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entenda o escândalo de corrupção envolvendo o governador de Illinois

Preso na terça-feira (9), o governador democrata do Estado de Illinois, Rod Blagojevich, é investigado por suspeitas de corrupção, entre elas a de tentar vender a indicação para a vaga aberta no Senado com a saída de Barack Obama. Nos EUA, a escolha é feita pelo chefe do Executivo estadual. Segundo a Promotoria de Chicago, responsável pelas investigações, não há indicações de que presidente eleito esteja envolvido no esquema.

Renúncia

Após o pedido de Obama na quarta-feira, ontem foi a vez do presidente da Comissão Nacional Democrata , Howard Dean, defender publicamente a renúncia de Blagojevich ao cargo. "A detenção e o processo contra o governador Blagojevich expõem graves preocupações sobre sua capacidade de representar com eficácia o povo de Illinois", disse Dean, por meio de um comunicado. Para o democrata, a conduta de Blagojevich, "representa um vergonhoso abuso da confiança do público".

Ontem, o governador ignorou o pedido feito por Obama e reafirmou o interesse em continuar no cargo. Por meio de sua porta-voz, o governador afirmou que "a maior prioridade do nosso governo é servir o povo, e nós não perderemos isso de vista".

Na quarta-feira, os 50 membros da bancada democrata do Senado enviaram uma carta a Blagojevich pedindo que renunciasse e 'sob nenhuma circunstância' faça uma nomeação para a cadeira do Senado.

Contatos

Pressionado pela oposição, que criticou o fato de Obama até agora ter dado poucas declarações sobre o caso, o presidente eleito dos EUA disse ontem que vai listar nos próximos dias os contatos feitos entre sua equipe e assessores do governador de Illinois.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, em que anunciou o nome do Secretário de Saúde do próximo governo, Obama negou qualquer ligação com o esquema de corrupção. "Estou certo de que nossa equipe não tem envolvimento em qualquer negociação a respeito da minha vaga no Senado. Seria uma violação contra tudo que nossa campanha prega", afirmou.

O presidente eleito e sua equipe, no entanto, ainda terão que responder a questões chave relacionadas ao escândalo. O democrata se negou a identificar um de seus assessores citados por Blagojevich em conversas grampeadas pelo FBI (serviço secreto americano).

Em uma das gravações, ele pede ao seu chefe de gabinete para contatar o "assessor". Obama tampouco explicou como Blagojevich pode ter afirmado que a equipe do democrata não aceitaria participar do esquema se, o caso, como ele alegou, nunca foi discutido pelos assessores.

Comentários dos leitores
marcio B. (64) 11/12/2009 18h07
marcio B. (64) 11/12/2009 18h07
Sr. eduardo de souza,
Entendi o comentário, e nunca disse que o Joel Saraiva, afirmou que o melhor seria jogar "bombas atômicas" , muito menos pedi sua orientação.
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (529) 11/12/2009 15h19
eduardo de souza (529) 11/12/2009 15h19
marcio B, releia o comentário de Joel Saraiva, verá que ele colocou entrelinhas em alguns itens, dando a noção dupla na interpretação do texto. Não afirma ele que o melhor seria jogar "bombas atômicas", na realidade, satiriza a queda das torres gêmeas. Hehe, alguns comentarista daqui estão de parabéns pela inteligência que colocam as palavras. 2 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (262) 11/12/2009 08h38
Chris Maria (262) 11/12/2009 08h38
Sr.marcio B. (63) 10/12/2009 23h51, bom dia.
Em primeiro lugar gostaria de lembrá-lo que este é um espaço destinado a livre expressão do pensamento desde que não se venha a faltar com o respeito a outrem.
O Sr. me perguntou "me diga qual é a inconsistência do meu comentário"?
► O Sr. disse "nos EUA as mulheres são livres desde a formação do país"
Não sei qual a exata noção que o Sr. tem sobre a liberdade da mulher nos EUA e recomendo que faça uma pesquisa. Lá, os custos da violência contra a mulher variam entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões ao ano.
►O Sr. disse "eu recomendo uma pesquisa de menos de 1 hora na história da formação dos Estados Islâmicos, para entenderem qual é o papel da mulher na sociedade islâmica". Não é com uma rápida pesquisa com menos de uma hora que se conhece com profundidade a formação de qualquer sociedade. Muito menos sobre o papel da mulher no mundo. Nós, mulheres do oriente ou do ocidente, sabemos perfeitamente bem sobre as questões que nos cercam.
Para finalizar, concordo com o Sr. quando diz "Antes de discorrer sobre o simples apoio ou não apoio em qualquer assunto, as pessoas devem entender com um mínimo de profundidade o assunto, antes meramente repetir mecanicamente o que outras pessoas falam". Tenha um bom dia.
45 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1649)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca