Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2002 - 11h47

FBI alerta sobre possibilidade de grande atentado nos EUA

da Folha Online

O FBI (polícia federal do EUA) emitiu um comunicado de alerta sobre a possibilidade de um grande atentado nos Estados Unidos depois da divulgação de uma mensagem atribuída ao terrorista Osama Bin Laden na qual comemora recentes ataques terroristas.

"Os alvos de maior prioridade continuam sendo aviões, depósitos de petróleo e centrais nucleares", disse o FBI em um comunicado.

De acordo com informações recebidas pela segurança norte-americana, a Al Qaeda poderia realizar atentados contra alvos de "grande valor simbólico, que resultem em número de vítimas maciço, causem danos severos à economia dos EUA e gere o maior trauma psicológico possível".

O comunicado também diz que "células adormecidas" da Al Qaeda, instaladas nos EUA, poderiam realizar atentados de menor impacto, nos quais seriam utilizados explosivos menos potentes em carros, aviões de pequeno porte e barcos.

"Sem informações precisas de quais seriam os alvos exatos dos atentados, as autoridades dos EUA se mantêm em estado de alerta amarelo (elevado) ", diz o comunicado do FBI.

A gravação com a voz de Bin Laden foi divulgada pela rede de TV do Qatar, Al Jazeera, na terça-feira (12). Na fita, o líder da rede terrorista Al Qaeda comemora a maioria dos atos terroristas contra interesses ocidentais cometidos desde abril de 2002 pelo mundo. Entre eles, os recentes atentados praticados em Bali (Indonésia), Iêmen, Kuait e Moscou (Rússia).

"[Os ataques] são apenas uma reação ao que [o presidente dos EUA, George W.] Bush, o faraó de nossa era, está fazendo, ao matar nossos filhos no Iraque, e ao que Israel, aliado da América, está fazendo, bombardeando casas com mulheres e velhos dentro", diz a voz atribuída a Bin Laden.

"Todas as operações feitas contra os alemães na Tunísia, contra os franceses em Karachi [Paquistão], contra os australianos e britânicos em Bali, contra o petroleiro francês no Iêmen e contra os marines em Failaka [Kuait], assim como a tomada de reféns em Moscou, tudo isso nada mais é do que a resposta de muçulmanos preocupados em defender a sua religião", disse a voz atribuída a Bin Laden. "Como vocês nos matam, também serão mortos."

Na gravação Bin laden critica duramente o secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld . "Rumsfeld é o carniceiro do Vietnã, que matou mais de 2 milhões de pessoas. [O vice-presidente, Dick] Cheney e [o secretário de Estado, Colin] Powell assassinaram e destruíram em Bagdá mais do que Hulagu, o tártaro [mongol que conquistou Bagdá em 1258]."

Apesar de ainda haver uma confirmação, várias análises já identificaram a voz da gravação omo sendo a de Bin Laden. Se a voz do líder terrorista for mesmo confirmada pelo Departamente de Estado dos EUA, será a primeira prova de que o líder da Al Qaeda permanece vivo. A rede terrorista é apontada pelos EUA como responsável pelos ataques contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington.

No início do mês, Ronald Noble, secretário-geral da Interpol (polícia internacional), disse acreditar que Osama bin Laden está vivo e que "a perseguição a ele continua como no primeiro dia". "O risco continua sendo enorme. Nenhum país pode se considerar a salvo, sob o pretexto de que a última onda de atentados aconteceu na Ásia", afirmou.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  Casa Branca toma precauções extras em função de alerta

  •  EUA capturam outro importante líder da Al Qaeda


  • Leia mais:
  • A guerra contra o terrorismo


  • Leia mais notícias de Mundo


     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade