Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2002 - 14h47

Casa Branca toma precauções extras em função de alerta

da France Presse, em Washington

A Casa Branca indicou hoje que foram tomadas medidas de segurança suplementares nos Estados Unidos depois do novo alerta lançado pelo FBI (polícia federal dos EUA) sobre possíveis atentados "espetaculares" por parte da Al Qaeda (a rede terrorista patrocinada por Osama Bin Laden).

"Tomamos precauções suplementares para fazer frente às ameaças", declarou um porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, que não deu maiores detalhes.

O FBI emitiu um comunicado de alerta sobre a possibilidade de um grande atentado nos Estados Unidos depois da divulgação de uma mensagem atribuída a Osama Bin Laden, na qual o terrorista comemora recentes ataques terroristas.

"Os objetivos de maior prioridade continuam nos setores da aviação, petróleo e centrais nucleares", disse o FBI.

O FBI informou, segundo suas fontes, que a Al-Qaeda "poderá realizar ataques ajustados a critérios de alto valor simbólico, vítimas em massa, danos severos à economia dos Estados Unidos e o máximo trauma psicológico possível".

O comunicado diz, além disso, que células menores da Al-Qaeda já instaladas nos Estados Unidos poderão fazer atentados de escala reduzida, que requerem menos complexidade. Para esse tipo de atentado, seriam utilizados explosivos clássicos ou meios aparentemente inócuos como caminhões, pequenos aviões ou lanchas.

Sem dispor de informes mais precisos sobre os alvos ou o momento dos atentados, as autoridades dos Estados Unidos se mantêm em estado de alerta amarelo (elevado), segundo o boletim do FBI.

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página