Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2008 - 14h01

Maioria dos americanos confia em medidas políticas de Obama, diz pesquisa

Publicidade

da Efe, em Washington

A maioria dos americanos está otimista com as medidas políticas que o presidente eleito, Barack Obama, adotará quando chegar ao poder, em 20 de janeiro, segundo uma pesquisa publicada hoje pelo jornal "The Washington Post".

Segundo a pesquisa, 75% dos cidadãos acredita que o futuro líder deve iniciar medidas para reduzir o aquecimento global, e 77% diz que deve fazer mudanças drásticas no sistema de saúde.

A maioria espera que Obama coloque fim ao conflito no Iraque e crê que melhorará a imagem dos Estados Unidos no exterior.

Outros dois terços dos americanos acham que o presidente eleito deve se concentrar primeiro na economia, algo que Obama anunciou como sua prioridade absoluta quando assumir o poder.

Por outro lado, 65% dos consultados declara seu apoio a um plano de estímulo econômico similar ao que Obama afirma que iniciará quando chegar à Casa Branca, e que prevê a criação ou conservação de cerca de três milhões de empregos e investimentos em infra-estrutura, novas tecnologias e fontes alternativas de energia.

No entanto, o apoio a Obama, segundo a pesquisa, se encontra muito dividido de acordo com as simpatias políticas dos consultados.

Assim, a maioria dos democratas e dos independentes quer que o futuro líder retire as tropas americanas do Iraque, enquanto a maior parte dos republicanos é contra a idéia.

Uma maioria dos republicanos também se opõe a ampliar os fundos federais para a pesquisa com células-tronco procedentes de embriões, algo que a metade dos independentes e a maioria dos democratas reivindicam que o novo governo faça imediatamente.

Apesar disso, os republicanos dão mais apoio a uma moratória nas execuções de hipotecas. Obama criticou bastante o Departamento do Tesouro por não ter destinado mais fundos a ajudar os proprietários de imóveis com problemas para fazer seus pagamentos.

Além disso, 52% dos republicanos e 55% dos democratas querem que Obama estabeleça um período durante o qual os bancos não possam executar as hipotecas atrasadas.

Uma promessa de Obama, à qual os americanos não parecem conceder muito crédito, é o fechamento da prisão na base naval de Guantánamo, em Cuba.

Independentes e republicanos se mostram contrários e inclusive entre os democratas, que são favoráveis ao fechamento da prisão, a maioria diz que isso pode ser feito no futuro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página