Mundo
23/12/2008 - 14h25

Principal assessora de Obama pode estar em relatório de corrupção, diz jornal

Publicidade

colaboração para a Folha Online

A principal assessora do presidente eleito, Barack Obama, a democrata Valerie Jarrett, também pode estar incluída no relatório de investigação sobre o esquema de corrupção no Senado. A informação é do jornal "New York Times".

Entenda o escândalo de corrupção

Jae C. Hong-25.ago.08/AP
Amiga de longa data de Obama, Valerie Jarrett deve ser citada em relatório
Amiga de longa data de Obama, Valerie Jarrett deve ser citada em relatório

"O nome dela também era discutido para ocupar a cadeira no Senado, mas no último mês ela [Valerie] desistiu por preferir ocupar uma vaga na Casa Branca", informa o jornal.

O relatório que deve ser divulgado ainda hoje, mostrará as ligações do principal acusado --o governador do Estado de Illinois, Rod Blagojevich-- com correligionários. Segundo o jornal New York Times, o anúncio deve ocorrer por volta das 16h30 (14h30 de Brasília).

Blagojevich é acusado pelo FBI (polícia federal americana) de ter tentado vender a cadeira deixada por Obama no Senado. Com a denúncia --baseada em escutas telefônicas- o governador e o chefe-de-gabinete, John Harris, foram presos acusados de corrupção. Os dois foram soltos no mesmo dia, após pagamento de fiança de US$ 4.500.

Outro nome aguardado no relatório é o do chefe-de-gabinete do presidente eleito, Rahm Emanuel. Hoje, democratas disseram estar confiantes na inocência de Emanuel no esquema de corrupção.

Segundo os agentes do FBI, foram encontradas conversas entre o governador suspeito e o chefe-de-gabinete de Obama. A possibilidade de envolvimento de Rahm Emanuel no escândalo foi amplamente divulgado pela imprensa americana, que aguarda a divulgação do relatório.

De acordo com o jornal, as gravações telefônicas estão sendo feitas desde outubro. "Um oficial ligado a Obama afirmou que o presidente pediu pessoalmente a transcrição das fitas para o FBI", informou o New York Times.

Desde o início do escândalo, Emanuel evita comentar o caso. Segundo a imprensa americana, o futuro chefe-de-gabinete de Obama trabalhou com Blagojevich na campanha ao governo do Estado e se tornou amigo próximo do democrata. Nos últimos dias, o governador negou todas as denúncias e disse ser inocente. Desde a prisão, republicanos, democratas e o próprio Obama têm pedido para Blagojevich renunciar.

Comentários dos leitores
Chris Maria (255) 08/12/2009 11h07
Chris Maria (255) 08/12/2009 11h07
Quanto mais o tempo passa, torna-se mais patente que a desastrosa interferência norte-americana no Iraque, Paquistão, e Afeganistão além de desumana é uma guerra perdida. No governo Obama as coisas se agravaram ainda mais do que em tempos de governo Bush. As explosões são tantas, que fica difícil saber de quem é a autoria. Por quanto tempo ainda teremos que assistir isso? sem opinião
avalie fechar
Tiago Garcia (39) 06/12/2009 10h58
Tiago Garcia (39) 06/12/2009 10h58
A chantagem racial continua clarassima. Você não pode ser um repúblicano que discorde de um presidente democrata que é Barack Obama que você é um racista... Esses pesquisadores e cientistas estão cada vez mais canalhas e mentirosos... sem opinião
avalie fechar
J. R. (1187) 06/12/2009 10h32
J. R. (1187) 06/12/2009 10h32
O cinismo democrata americano volta à tona com Obama cancelando a participação no meio da - Conferência de Copenhagem - , reservando os instantes finais para uma hipotética participação. Daí se vê que os USA tentam MELAR mais um acordo mundial visando a conservação do meio ambiente global, global sem visar unicamente e apenas dinheiro. Talvez tenham informações privilegiadas que o degelo do Ártico é apenas uma grande mentira, ou que pouco importa que Manhantan desapareça sob o mar. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1636)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca