Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2002 - 13h18

Bin Laden pode ter feito cirurgia plástica, diz jornal

da Folha Online

O terrorista de origem saudita Osama bin Laden pode ter feito uma cirurgia plástica, segundo a edição de hoje do jornal italiano "Corriere della Sera".

A CIA (agência de inteligência dos EUA) investiga o paradeiro do líder da rede Al Qaeda a partir de possíveis resultados de uma plástica no rosto de Bin Laden, que também estaria sem barba, de acordo com o jornal.

A utilização de computação gráfica auxilia a CIA a elaborar novas feições para Bin Laden, disse o "Corriere della Sera".

De acordo com o jornal, a notícia não teria sido divulgada pela CIA para não atrapalhar suas investigações sobre o paradeiro de Bin Laden, considerado um dos responsáveis pelos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que deixaram cerca de 3.000 mortos.

Carta
Ontem o jornal "The Observer" afirmou que uma carta supostamente escrita por Bin Laden, que ameaça os interesses dos países ocidentais, está circulando há vários dias em páginas britânicas da internet.

Nessa carta, o líder da rede Al Qaeda lança uma ameaça direta contra os países ocidentais.

"Se destruírem as nossas aldeias e vilas, iremos destruir as de vocês. Se roubarem as nossas riquezas, vamos destruir a sua economia. Caso matem os nossos civis, mataremos os seus", diz a mensagem atribuída a Bin Laden.

Em uma gravação de áudio difundida no dia 12 de novembro pela rede de televisão Al Jazeera, do Qatar, Bin Laden fala do sofrimento do Iraque e aplaude os atentados cometidos nos últimos meses em Bali (Indonésia), Túnis (Tunísia), Iêmen, Karachi (Paquistão) e Moscou (Rússia), que "são uma resposta dos muçulmanos preocupados em defender sua religião".

A agência de inteligência dos Estados Unidos concluiu que a voz da fita cassete transmitida pela Al Jazeera é "quase certamente" a de Bin Laden.

Em uma pesquisa da revista "Time" e da rede de notícias CNN, 42% dos americanos entrevistados disseram que a fita os deixava mais preocupados quanto a possíveis ataques terroristas.

Com agências internacionais

Outros destaques:
  •  Guerra no Iraque divide opinião de britânicos, diz pesquisa

  •  Vulcão Etna volta a lançar lava e ameaça a cidade de Nicolosi

  •  França detém 6 suspeitos por projeto de atentado contra catedral

  •  Primeira equipe de inspetores da ONU chega a Bagdá


  • Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página