Governador desafia pressão e deve indicar ex-procurador para vaga de Obama no Senado
colaboração para a Folha Online
O governador de Illinois, Rod Blagojevich, repassará hoje a Roland Burris, 71, ex-procurador-geral do Estado, a cadeira no Senado americano que pertencia ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, informam dois jornais da cidade de Chicago.
Segundo o "Chicago Sun-Times", a nomeação do ex-procurador será anunciada durante uma entrevista coletiva marcada para as 14h (18h de Brasília).
| Jeff Haynes/Reuters |
![]() |
| Governador Rod Blagojevich, acusado de negociar cadeira de Obama no Senado |
Blagojevich, que tem poderes para escolher o sucessor de Obama, é acusado de ter tentado vender o assento do futuro chefe de Estado no Senado em troca de dinheiro e indicações para cargos públicos para ele e sua mulher. Ele alega inocência e diz que não irá deixar o cargo.
Reconsideração
Depois da vitória de Obama nas eleições presidenciais de 4 de novembro, o ex-procurador comunicou ao governador seu interesse em assumir uma cadeira no Senado. A princípio, no entanto, Blagojevich não considerou seriamente a candidatura de Burris, diz o "Chicago Tribune".
Burris se tornou o primeiro político negro a assumir um cargo Estadual ao ser eleito controlador em 1978, o primeiro de três mandatos. Ele também serviu como advogado geral do Estado, mas falhou em três tentativas de ser nomeado para o cargo de governador, perdendo para Blagojevich em 2002.
Apesar das acusações contra o governador, Burris já disse que está disposto a aceitar a nomeação de Blagojevich, segundo os jornais "Chicago Tribune" e "Chicago Sun-Times", que citam fontes anônimas.
Líderes do Senado do Estado de Illinois disseram que não vão aceitar nenhuma nomeação feita por Blagojevich.
O governador democrata agendou uma coletiva de imprensa para esta terça-feira à tarde, mas seus assessores se recusaram a comentar do que se tratam as declarações a serem feitas.
Com Efe e Associated Press
Leia mais
- Advogado de Blagojevich planeja submeter relatório de Obama à comissão parlamentar
- Deputados de Illinois desistem de chamar assessores de Obama a depor
- Escândalo levou Obama a prestar depoimento antes mesmo de tomar posse
Leia mais
- Em meio a conflitos, vencedora de eleição em Bangladesh diz querer cooperar com oposição
- Países do golfo pedem fim de "massacre"; EUA anunciam ajuda humanitária
Especial
Livraria




avalie fechar
O PLACAR DE PERSONALIDADES DO ANO COMPUTA QUE ZINA ( SEI LÁ O QUE É ZINA ! ) ESTÁ Á FRENTE DO NOSSO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, A FRENTE DE CÉSAR CIELO ( RECORDISTA MUNDIAL E TANTAS MEDALHAS TROUXE AO BRASIL, E AINDA Á FRENTE DE MICKAEL JACKSON ( ÍCONE DA MÚSICA POPULAR MUNDIAL ) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A MASSA SEMPRE FOI BURRA, É BURRA E SEMPRE SERÁ BURRA E AINDA IGNORANTE. COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES AINDA HÁ CABEÇAS PENSANTES NESSE PAÍS !!!!!!!!!!!
avalie fechar
avalie fechar