Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2002 - 22h31

Eleição presidencial argentina é confirmada para 27 de abril

da Folha Online

A Câmara de Deputados da Argentina aprovou hoje o projeto, já aprovado pelo Senado, de um novo cronograma eleitoral, fixando a eleição presidencial para 27 de abril de 2003, além de aceitar a renúncia antecipada do presidente Eduardo Duhalde para 25 de maio, quando entregará o cargo ao candidato vitorioso nas urnas.

De acordo com o novo cronograma, se houver necessidade, o segundo turno será realizado em 18 de maio.

A consolidação do processo eleitoral foi um dos pontos acertados no documento de apoio a Duhalde assinado por 21 das 24 províncias e líderes das bancadas.

A data original das eleições era em 30 de março, mas o governo de Duhalde sugeriu a mudança para dar maior tempo para a campanha eleitoral.

"O único assunto não resolvido foi o artigo 95 da Constituição Nacional, que diz que as eleições devem ser realizadas dois meses antes que [o presidente] conclua o mandato. Esta é a única questão que será deixada para o sistema judicial", disse o deputado Luis Molinari Romero, do Partido Radical.

O projeto do cronograma eleitoral voltou ao Senado, onde já tinha sido aprovado na semana passada, para que fosse introduzida a especificação do mandato do próximo presidente, que se estenderá de 10 de dezembro de 2003 a 10 de dezembro de 2007.

A versão original mencionava apenas o ano.

O presidente Eduardo Duhalde foi eleito pela Assembléia Legislativa em 1o de janeiro deste ano, no vácuo de poder após a renúncia de Fernando de la Rúa à presidência em dezembro de 2001.

Em julho, Duhalde decidiu antecipar para 25 de maio de 2003 o fim de seu mandato fixado para 10 de dezembro, por causa da crise econômica e social no país.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página