Mundo
03/01/2009 - 18h42

Israel mobiliza reservistas para apoiar ofensiva terrestre

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O exército israelense, que iniciou neste sábado a ofensiva terrestre na faixa de Gaza, já começou a mobilizar tropas de reserva para apoiar a movimentação, afirmou uma fonte militar à agência Efe. Sob condição de anonimato, a autoridade afirmou que o Comitê de Defesa do parlamento israelense já autorizou a convocação de reservistas.

Veja galeria de fotos sobre os ataques
Comente a violência em Gaza
Leia a cobertura completa dos ataques à faixa de Gaza

Ainda de acordo com essa fonte, o objetivo da operação é destruir a infraestrutura de operações do Hamas, tomar controle da zona de lançamento de foguetes e reduzir essas operações o "tanto quanto possível". A fonte não informou o efetivo já mobilizado para a incursão à Gaza, mas afirmou que as forças são apoiadas tanto pela Força Aérea quanto pela Marinha, bem com por várias agências de inteligência e segurança.

Em um comunicado oficial, o Exército israelense afirmou as tropas foram "bem treinadas" e preparadas para a ofensiva terrestre durante "um largo período de tempo". A frente da operação está o general Yoav Galant.

Em sua nota à imprensa, as Forças Armadas dizem ainda que "os residentes de Gaza não são o objetivo da operação. Aqueles que usam civis, os anciões, as mulheres e as crianças como escudos humanos são responsáveis por todos os danos à população civil". E adverte que "qualquer um que esconda armas ou um terrorista em sua casa serão considerado um terrorista".

A invasão teve lugar depois que o Exército israelense começou a usar a artilharia nesta tarde. Centenas de tanques e veículos blindados, assim como cerca de 10 mil solados, estavam estacionados perto de Gaza à espera da ordem para a incursão militar ao território palestino, de 40 quilômetros de extensão por 15 km de largura, aonde vivem 1,5 milhão de pessoas.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca