Chávez propõe reeleição ilimitada para governadores, prefeitos e deputados
da Efe
da France Presse
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, propôs nesta segunda-feira que o projeto de emenda à Constituição para permitir a reeleição indefinida, inicialmente prevista apenas para a presidência, seja estendido a todos os cargos eleitos por voto popular.
"Quero que o direito à livre candidatura, sem restrições, como se está planejando, seja ampliado para governadores, prefeitos e deputados nacionais e regionais, para que tenhamos todos o mesmo direito e a mesma dinâmica", pediu Chávez durante um ato do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no poder.
| Francisco Batista/Efe |
![]() |
| Hugo Chávez apresenta proposta para estender a reeleição ilimitada para todos os cargos eleitos pelo voto popular na Venezuela |
Líderes opositores a Chávez classificaram o pedido como "ilegal e inconstitucional". Os deputados Ismael García e Gerardo Blyde, na AN (Assembleia Nacional), disseram que a proposta do presidente tem o objetivo de buscar adesões políticas para se perpetuar no poder.
Garcia, líder da bancada do Podemos, disse ainda que a proposta apresentada por Chávez "não é uma emenda, mas uma reforma constitucional". "A proposta apresentada pelo presidente muda sete artigos da Carta Magna então poderia ser considerada uma reforma, que é ilegal e inconstitucional", disse o deputado.
O partido Pátria Para Todos, aliado do PSUV, havia pedido que a emenda englobasse todos os cargos eletivos, e não apenas a presidência, alegando que, em caso negativo, o referendo seria, na verdade, um plebiscito sobre Chávez.
A presidente da AN, a governista Cilia Flores, disse que a proposta deverá ser ratificada de imediato e que a meta do legislativo é "trabalhar junto com o poder popular para a aprovação da emenda constitucional".
A Assembleia Nacional venezuelana aprovou, em 19 de dezembro do ano passado, em primeira discussão uma proposta de emenda constitucional que permitiria a reeleição indefinida apenas para presidente. Nos próximos dias 13 e 14 deverá ocorrer uma votação final pelos parlamentares e no dia 16 o resultado será entregue ao poder eleitoral. O referendo popular será organizado em 30 dias.
Leia mais notícias sobre Hugo Chávez
- Reeleição ilimitada de Chávez seria aprovada em referendo, diz pesquisa
- ONG Human Rights Watch defende relatório sobre direitos humanos na Venezuela
- Chávez diz que Revolução Cubana foi "mãe" de movimentos libertadores
Outras notícias internacionais
- Israelenses prendem militantes do Hamas; feridos morrem à espera de socorro
- Crianças alemãs fogem de casa para se casar na África
- Recontagem dá vaga no Senado dos EUA a ex-comediante de TV
Especial
Livraria



avalie fechar
avalie fechar
Está de parabéns o povo venezuelano, que se cotizou para pagar essa "multa".
Chávez, é o ídolo de todo populista degenerado do continente.
Ele continua fazendo o que bem entende, devidamente sustentado por políticos de quinta categoria.
Não sei porque essa história me lembra alguém...
O fato, é que Chávez quer se tornar o novo Fidel, e não está medindo esforços para isso.
As estatizações, sequem a todo vapor...
Com o petróleo voltando a subir, ele voltará ao ataque.
Tenho certeza que não "medirá esforços", com as eleições presidenciais já próximas no Brasil, para ter aqui, um governo simpático á sua causa.
Como, aliás, ele fez generosamente tanto em 2002 quanto em 2006...
avalie fechar