Mundo
08/01/2009 - 08h39

Posse de Obama pode causar megacongestionamento em Washington

Publicidade

da Folha Online

Uma multidão irá invadir a cidade de Washington, nos Estados Unidos, no próximo dia 20 de janeiro, para testemunhar a posse do democrata Barack Obama como o primeiro presidente negro e o 44º da história americana. O resultado do comparecimento recorde deverá ser um megacongestionamento, segundo as autoridades locais.

Pelo menos 1,5 milhão de pessoas devem ir à cerimônia de posse, mas o número poderá chegar a 3 milhões.

Reportagem do jornal americano "Washington Post" publicada nesta quinta-feira revela que o serviço secreto elaborou um plano, ao lado das autoridades regionais de trânsito, para retirar todos os veículos particulares da ponte que liga o Distrito de Columbia, onde fica Washington, ao Estado da Virgínia; e de mais duas rodovias interestaduais.

Outros acessos a Washington ficarão abertos, mas as autoridades têm pedido aos cidadãos que não insistam em chegar a Washington de carro.

"Como sabemos, em um dia bom, o norte da Virgínia já tem muito trânsito. Quando somamos o fluxo que prevemos no dia da posse... podemos ter um congestionamento sem precedente, a não ser que comecemos a planejar, todos juntos, agora mesmo", afirmou o coronel Steven Flaherty, de Virgínia, ao "WP".

Para ele, será a maior operação de segurança realizada na cidade desde 11 de Setembro.

Divulgação
Foto aérea do National Mall, onde ocorrerá a cerimônia de posse do presidente eleito, Barack Obama, no dia 20
Foto aérea do National Mall, onde ocorrerá a cerimônia de posse do presidente eleito, Barack Obama, no dia 20

De acordo com o policial, a restrição do acesso de veículos particulares é necessária para evitar que ruas e avenidas inteiras de Washington sejam transformadas em estacionamentos, o que inviabilizaria uma retirada "em caso de ataque terrorista ou outra emergência". Logo, o acesso será apenas a pé, de bicicleta ou por meio de transporte público.

Para as autoridades, portanto, o importante é manter liberados o National Mall, onde ocorrerá a cerimônia, o Capitólio e o trajeto da carreata que Obama realizará.

Em relação a estacionamento, diversos quarteirões da cidade foram reservados para ônibus fretados. Moradores dessas áreas precisarão de uma licença para circular. Estabelecimentos como hotéis e restaurantes já foram orientados a estocar todo material necessário para o seu trabalho, já que sair será praticamente impossível.

O Hotel Mayflower, por exemplo, que está lotado para os dias 18, 19 e 20 (domingo, segunda e terça-feira), estacionará um caminhão frigorífico, com antecedência, em uma viela ao lado, para garantir seu abastecimento. O hotel também estocou 1.200 caixas de vinho e três vezes mais lençóis que o necessário --já que a lavanderia não poderá fazer entregas.

"Será uma experiência criativa para esses hotéis", disse Emily Durso, presidente da Associação de Hotéis de Washington.

Comentários dos leitores
Luis Duraes (61) 13/11/2009 19h20
Luis Duraes (61) 13/11/2009 19h20
Mr.President,
All we are saying is give peace a chance
(Tudo o que dizemos é dê uma chance a paz)
All you need is love
( Tudo o que você precisa é de amor)
Love is all you need
(Amor é tudo o que você precisa)
Paul & John ja deram o recado la tras !!!
Sera que o Obama entendeu e vai por em pratica ?
Pelo andar da carruagem, acredito que nao !!!!
QUE PENA !!!!
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (466) 13/11/2009 12h59
eduardo de souza (466) 13/11/2009 12h59
Se querem julgar os verdadeiros culpados pela destruição das "torres gêmeas" terão que levar para o tribunal a CIA, o dono dos prédios(que fez segura bilionário 2 semanas antes, voltado ao ataque de terrorismo), o vice presidente dos Eua na época(é o dono das adutoras que atravessam o Afeganistão) baby bush(cara de macaco) que foi o maior "bonequinho" de manipulação do eixo, e por fim, investigar profundamente a queda do prédio ao lado, o world 7, que por sinal(coitadinho) nenhum avião bateu nele mas... ficou com inveja e caiu...
Não sei como será o palco da grande comédia nesse FAJUTO JULGAMENTO, mas tenho certeza de que quem estará sendo julgado não são os verdadeiros culpados.
Triste fim da nação n. amer. sustenta com seus impostos tiranos que sugam tudo que têm, e de quebra, são bombardeados e mortos. O "Eixo" desrespeita a lei do cão, MORDE A MÃO DE QUEM OS ALIMENTA.
sem opinião
avalie fechar
Moizes Ribeiro (67) 13/11/2009 09h48
Moizes Ribeiro (67) 13/11/2009 09h48
Em se tratando de um pais democratico, como
os USA, tudo e possivel tudo e provavel, agora
considerando o vergonhoso sistema de governo
de Cuba, onde os direitos dos cidadaos sao
violados, por pessoas covarde como os irmaos
Castro, os mandatos sao eternos, e os resultados
sao os que contemplamos em Cuba, o povo na
pobreza. sem infraestruturas precarias.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1528)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca